A Secretaria Municipal de Cultura (Semc), inicia na próxima quarta-feira (17), a programação de aniversário em comemoração aos 57 anos da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS). A partir das 09h00, começam atividades lúdicas abertas ao público com exposição de fotos, livros de escritores epesquisadores santarenos; 10 livros mais antigos e visitação guiada pelo acervo. O objetivo é mostrar à sociedade santarena a história e o legado do espaço.
A chefe do equipamento cultural, Mira Rego, destaca a peculiaridade do acervo. “A classificação do acervo está distribuída em: livros didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, históricos, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, obras paraenses, coleção Amazônia e coleção santarena. Até o final de dezembro de 2023, a rotatividade de empréstimos por usuários totalizou em 769 empréstimos”.
Gerciclei Paz, frequentador e usuário dos serviços da biblioteca, ressalta que o local é de sua preferência para alcançar o objetivo. “Aqui é silencioso, ideal para se concentrar nas leituras, com acesso à internet. Tenho certeza que estar aqui vai contribuir na concretização do meu objetivo que é passar em um novo concurso público”, revela.
Durante os dias de programação, o público poderá apreciar imagens fotográficas e leituras dos livros de escritores/pesquisadores santarenos, entre eles, o patrono Paulo Rodrigues dos Santos. A programação encerra no dia 26/01 (sexta-feira)Dados históricosA Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi implantada em 20 de janeiro de 1967. Na época funcionava nas dependências do Theatro Victória, na área central da cidade. Em 1975 foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara. Em 22 de junho de 2006, a Prefeitura de Santarém, em parceria com a Fundação Cargill, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.
As informações são da Ascom/Semc