Santarém, no oeste do Pará, será palco de um espetáculo musical que promete encantar e celebrar a riqueza artística da região. O Fest Tapajós Encantado, desembarca no próximo dia 27 de janeiro, a partir das 15h30, no anfiteatro da Praça São Sebastião com entrada gratuita e a participação de 16 talentosos artistas locais. Durante o evento, haverá também uma exposição de artesanato e uma viagem gastronômica imperdível.
O projeto, originado da inquietação de Bruna Marcião, Coordenadora do evento, frente à escassez de oportunidades para os artistas locais se apresentarem em eventos públicos, ganhou vida com a aprovação no edital da Lei de Incentivo Paulo Gustavo do Estado do Pará. Bruna destaca que a principal motivação é criar espaços onde os artistas da terra mostrem seus talentos. “O Fest Tapajós Encantado surge como um ponto de partida para valorizar uma das linguagens mais belas e importantes na vida, a música”, afirma ela.
Diversidade Musical no Palco*
Com apresentações de 30 minutos cada, o palco aberto da Praça São Sebastião será ocupado por artistas que exploram diversos ritmos. Mestre Chico Malta e Grupo Cobra Grande de Carimbó, Priscila Castro, Banda 5° Dimensão, Dan Selassie, Nato Aguiar, Banda Phenomena, Carla Patricy, Daya Neves, Erika Freire, Isa Santos, Érica Moy, Nalva Santos, Tonny Reis, Som A3, Sorriso Aberto Show e Jailson Mix 10 prometem uma dinâmica irreverente e divertida, abraçando estilos como sertanejo, pop, brega, regional e outros.
Destaque para Priscila Castro, premiada com o Prêmio Amazônia de Música 2023 na categoria melhor álbum de raízes latino-amazônicas. Ela proporcionará uma experiência única ao público, explorando a sonoridade do piano em um momento especial. “Será um jazz amazônico, transformando nossas canções nesse módulo mais clássico de fazer música”, compartilha a artista.
A banda 5º Dimensão, com 51 anos de história dedicados à cultura santarena e considerada por muitos como um patrimônio cultural da Pérola do Tapajós, estará brilhando no palco. Segundo Jordan Marcião, baterista e um dos líderes da banda, é fundamental ter projetos como o Fest para colocar os holofotes sobre quem faz arte na cidade.
“O público presente pode esperar um show bem diversificado, com muita animação em nossos ritmos paraenses, como o brega, lambada e carimbó”, enfatizou Marcião.
Acessibilidade e Benefícios para Artistas
Além da diversidade musical, o Fest Tapajós Encantado fortalece a preocupação com a acessibilidade. O espaço será adaptado para cadeirantes e idosos, contando com banheiros químicos femininos, masculinos e para pessoas com deficiência.
Os músicos não apenas terão a oportunidade de se apresentar, mas também serão beneficiados com cachês e uma vitrine para seu talento.
“Cada apresentação contribuirá para um programa diversificado, reforçando o compromisso do festival em ser mais do que um evento – uma celebração da riqueza cultural local e um passo crucial para a contínua valorização dos artistas da região” enfatizou o cantor e compositor, Anderson Luís, que é o coordenador artístico do evento.
O Fest Tapajós Encantado promete ser um marco na cena musical de Santarém, unindo comunidade e arte em uma experiência única.
Serviço: O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo Paulo Gustavo, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura. Além de ter o apoio da prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.