Para compartilhar experiências e gerar um ambiente de crescimento profissional para gestores, professores e equipes das escolas ingressantes no Tempo Integral em 2024, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Coordenadoria de Ensino Técnico Profissional e Integral (CETPI) e em parceria com Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), realiza a Formação de Tempo Integral, até esta sexta-feira, 23 de fevereiro, na sede da Seduc, onde a comunidade escolar de Belém e da Região Metropolitana de Belém (RMB) participa da formação que visa aprimorar conhecimentos e levar mais qualidade de ensino aos estudantes do Tempo Integral da rede pública estadual.
A coordenadora da CETPI, Mari Elisa Almeida, explica que a Formação de Tempo Integral foi pensada para qualificar toda a equipe escolar com a metodologia e os princípios da escola em tempo integral. “Essa formação foi organizada para atender as nossas escolas de tempo integral, que fizeram a opção, fizeram adesão para início de funcionamento no ano letivo de 2024. No final do ano passado houve uma formação para os alunos, uma formação inicial para os dirigentes, os diretores, nossos técnicos de referência da DRE. E, agora, nesse início de ano, estamos fazendo a formação para toda a equipe da escola: diretores, coordenadores pedagógicos para os nossos professores, equipes de apoio, coordenador de apoio à gestão. E uma formação para toda a equipe com a metodologia, os princípios da escola em tempo integral. Nós teremos mais formações, mas essa é a formação inicial com a equipe de parceiros do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, com os nossos técnicos de referência do órgão central e técnicos de referência das diretorias regionais”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora da CETPI, além do curso presencial, há o curso à distância. “Nós temos um curso EAD com todo o material disponível. Ele é destinado para escolas de ensino fundamental e escolas de ensino médio. Na próxima semana, a gente vai ter Formação de Tempo Integral para os polos de Altamira, Marabá e região”, afirmou Mari Elisa Almeida.
Responsável pelas palestras da Formação de Tempo Integral, a professora Erika Rodrigues, supervisora de projetos do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), conta que vários pontos e temas importantes estão sendo tratados na formação e que, com certeza, vão ajudar na rotina das escolas. “Desde terça-feira (20) a gente faz esse movimento para apresentar as bases teóricas, os fundamentos do modelo da Escola da Escolha, bem como as metodologias que vão ser utilizadas nas escolas de tempo integral do Pará, além das práticas educativas, bem como os temas e os conceitos voltados para o modelo. A partir dessa parceria que o ICE faz com o Governo do Estado, a gente fala de vários temas importantes que vão ajudar na rotina da escola a partir de então. A gente fica muito honrado, muito feliz de fazer parte desse processo de ajuda, de contribuição para a melhoria da qualidade do ensino integral público aqui no Pará”, destacou a supervisora.
Para ela, as equipes das escolas estão bem engajadas e demonstrando total interesse na formação. “Aqui a gente tem percebido muita gente engajada, com muita vontade de fazer. Por isso, estamos muito felizes com o que está acontecendo, as participações, as perguntas que estão chegando mostram muito interesse, muita vontade de fazer e que isso tudo dê certo, a gente percebe tanto na fala dos professores e diretores que eles querem muito fazer com que tudo isso aconteça”, frisou Erika Rodrigues.
Para o diretor da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, José Messiano, a formação está sendo produtiva. “A formação está sendo muito produtiva. A gente percebe a fluidez do processo, a explicação, a metodologia que está sendo aplicada para mostrar todos os detalhes do ensinamento de uma escola de tempo integral. Os professores estão entusiasmados e se sentindo incentivados. Todos os professores da Escola Cordeiro de Farias estão aqui com a gente, ao todo são 28 professores, e a nossa ideia é retornar para a escola e aprimorar os conhecimentos, ajustar alguns processos e acredito que os resultados devam ser muito significativos”, disse.
Para o professor de história da Escola Cordeiro de Farias, Kebler Leite, a formação é importante e necessária. “A formação que nós estamos recebendo é extremamente importante para esse processo de implantação do ensino em tempo integral. Nós precisávamos desse suporte. Muito legal essa formação, esse suporte também através da plataforma, que nos traz um leque de possibilidades, de material de acompanhamento, material de suporte de sala de aula, e isso também é muito importante. E assim, como um bom paraense, digo que aqui deu ‘um bom caldo, um bom tempero’ para a gente”, disse.
Para fortalecer a aprendizagem, a Seduc concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral, já a partir deste ano. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino.
Fonte: Agência Pará