A vice-líder do governo, a deputada Maria do Carmo (PT), destacou nos pronunciamentos dessa semana a presença do governador Helder Barbalho em uma reunião na sede da Associação Comercial de São Paulo, no Palácio Tangará. A participação do chefe do Executivo ocorreu durante o Seminário “Brasil Hoje”, organizado pela “Esfera Brasil”. Na ocasião, ele apresentou as potencialidades econômicas e as políticas de sustentabilidade do Estado para empresários paulistas e potenciais investidores.
O “Esfera Brasil” é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil, e um think tank (Grupo de Reflexão), que reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva, independentes e apartidários.
Em sua participação no encontro, o governador Helder Barbalho imprimiu o debate sobre os desafios da Amazônia, as oportunidades disponíveis e a importância estratégica da agenda ambiental. Todos os pontos ganham ainda mais destaque devido à proximidade da realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), programada para ocorrer em novembro de 2025, em Belém, capital do Estado do Pará.
“O governador ressaltou as iniciativas de sustentabilidade do Estado e sua preparação para a COP30, fazendo um apelo aos empresários para apoiarem a COP30”, disse Maria. A participação durante o Painel “COP da Floresta – Belém do Pará” foi compartilhada com o governador do Amapá, Clécio Luís; o presidente da Petrobrás, Jean-Paul Prates; a CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral; e o diretor de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello. O painel teve a mediação da jornalista Thais Herédia.
Construção de dez escolas em aldeias indígenas
A deputada repercutiu ainda o anúncio da construção de dez escolas em aldeias indígenas e a recuperação de outra, e ainda medidas para agilizar a regularização das terras indígenas. Os municípios que receberão as instituições de ensino são Capitão Poço, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Jacareacanga, Novo Progresso, Oriximiná e Santarém.
As falas foram proferidas pelo governador durante a abertura da 1ª Semana dos Povos Indígenas do Pará. Na oportunidade, o Governo do Pará, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e a Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPIPA) firmaram um protocolo de intenções para agilizar os procedimentos de regularização.
‘Água Pará’ chega em Santarém e Itaituba
Itaituba e Santarém foram os municípios escolhidos para receber a Caravana do programa social do governo estadual “Água Pará”, executada pela Cosanpa, segundo destacou a deputada Maria. O programa cobre os custos das contas de água de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que registrem um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos, o equivalente a 20 mil litros de água.