A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), desenvolveu e entregou o sistema responsável para a distribuição de cheques aos alunos do programa “Bora Estudar”. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), o programa premiou alunos da rede estadual que se destacaram na rede estadual.
O “Bora Estudar” concede R$ 10 mil em auxílio habitacional aos estudantes que obtiverem notas superiores 900 pontos ou mais na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este valor é disponibilizado por meio de um crédito, permitindo a compra de materiais de construção para reforma e ampliação das residências.
O sistema criado pela Prodepa é responsável pela gestão e controle de interfaces entre os sistemas responsáveis pelo programa (SEDUC, COHAB E SEFA), e sua função consiste em otimizar a operação, permitindo um controle mais eficiente das inscrições, avaliações e distribuições dos cheques, atendendo critérios rigorosos, como a renda familiar e a posse do imóvel. Garantindo assim que os benefícios cheguem de forma mais ágil e transparente às famílias necessitadas.
O gerente de Área de Engenharia de Sistemas da Prodepa, Anderson Góes afirma: “A Prodepa entrou neste programa, para entregar um sistema eficiente. Foi a partir dele que os alunos puderam ser efetivamente registrados, e assim os cheques fossem gerados. Houve uma dedicação de uma grande equipe na Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas (DDS) para que o sistema operasse como um auxílio nessa distribuição”, detalha.
A entrega ocorreu hoje, 29, para 3.200 alunos contemplados pelo programa, totalizando um investimento de R$ 34 milhões, seguindo para beneficiar 19 mil estudantes da rede pública estadual no de 2024, fortalecendo assim o compromisso do governo estadual em reconhecer e valorizar o desempenho dos estudantes proporcionando melhores condições de vida e estudo.
Além disso, a PRODEPA deu apoio à realização do evento com fornecimento de internet para a transmissão do evento no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com Wi-Fi para mais de 5.000 alunos e professores que participaram do evento.
Fonte: Agência Pará