Em meio ao intenso debate sobre as mudanças climáticas, a capital paraense e sede da COP-30, receberá a partir do próximo dia 5 – Dia do Meio Ambiente – a exposição internacional Sementes da Esperança e Ação, que apresenta maneiras práticas para transformar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em realidade.
Promovida pelo Instituto Soka Amazônia e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), chega ao Pará numa realização conjunta da Soka Gakkai Internacional e Carta da Terra Internacional. A mostra foi apresentada em algumas cidades brasileiras (como Manaus e São Paulo) e diversos países como México, França, Japão, Índia, entre outros, sendo exibida durante a COP 26, em Glasgow na Escócia. Suas edições anteriores estiveram nas Conferências Rio+10 e Rio+20.
O fio condutor da exposição passa pelos fundamentos da Agenda 21 – Inspiarar, Aprender, Refletir, Empoderar e Agir/Liderar – destacando o potencial humano para transformação. Com ênfase na ação, a mostra é um convite aos visitantes para uma reflexão enquanto membros de uma mesma família humana e planetária, apresentando a busca pela coexistência harmônica entre o ser humano e meio ambiente como caminho para o real desenvolvimento sustentável.
Ao retratar cidadãos de diferentes culturas, a exposição aborda o desafio de superar os conflitos decorrentes da discriminação. “Todos são diferentes – cada um de nós tem suas próprias ideias e soluções únicas que podem transformar uma sociedade inteira, a começar por nós mesmos, nossa família e amigos” é a mensagem de um dos painéis.
A exposição integra os eventos oficiais da Secretaria da Estado de Educação do Pará (SEDUC) em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A abertura da exposição ocorre na manhã do dia 5, na sede da SEDUC, onde a mostra permanece até o dia 7 de junho, priorizando os educadores e gestores escolares como multiplicadores do conhecimento.
Visitação aberta ao público: de 10 e 16 de junho, das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará. Ainda no mês de junho, a exposição será exibida no encontro da Youth (Y20), grupo de liderança jovem vinculado ao G20 Social.
Dados da exposição
● Foi traduzida para seis idiomas e visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas em mais de 24 países e territórios.
● É a versão atualizada da exposição Sementes da Esperança: Visões da Sustentabilidade, passos em direção à mudança, lançada em 2010, e exibida em 2012, na Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro.
● Teve exibições em importantes eventos e locais: Palácio de Haia, na Holanda; Centro para a Educação Ambiental da Índia; Conferência Anual da NGO do Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas em Bonn; Olimpíada da Juventude, em Cingapura; na Rio+20, entre outros.
● Sucede a mostra Sementes da Mudança: a Carta da Terra e o Potencial Humano (lançada na Conferência Mundial de Desenvolvimento Sustentável em 2002, em Johanesburgo, África do Sul) e que já teve exibições em Belém, Ananindeua, Santarém, Oriximiná e Juruti, no Estado do Pará.
Fonte: Instituto Soka Amazônia