Em ano de eleições municipais, prefeituras de vários municípios enfrentam um clima de tensão e ruptura política. Em alguns casos, os ‘rachas’ entre antigos aliados expõem o descontentamento de membros do governo municipal com os atuais gestores públicos. Em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, por exemplo, o agora ex-secretário de Gestão, Helcias Coelho Lima Filho, foi exonerado pelo prefeito Marco Antônio Machado Lima.
De acordo com o decreto nº 104, de 25 de junho de 2024, a exoneração de Helcias foi a pedido, aceito imediatamente pelo prefeito Marco Antônio.
Segundo apurou a reportagem, diferentes visões políticas, interesses pessoais e até estratégias eleitorais estariam entre os motivos para a saída de Helcias, que era considerado um dos mais influentes secretários da gestão de Marco Antônio.
“Esse racha político e familiar pode trazer implicações importantes para a governabilidade e para a confiança da população no município”, avalia um atento interlocutor, que acompanha os bastidores políticos de Mojuí dos Campos.
O prefeito Marco Antônio é candidato à reeleição. Nas últimas pesquisas, ele aparece em segundo lugar, atrás do ex-prefeito Jailson Costa, que lidera as intenções de votos por lá.