Com a chegada da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), em parceria, com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), realizarão, juntas, pela primeira vez a Feira Tapajós Negócios 2024, que será uma janela de oportunidades aos expositores e visitantes para se anteciparem com o que vai acontecer na COP30, no Pará.
A programação conta com diversas atrações além da feira, como palestras, workshop, apresentação dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa, danças, desfile de moda e uma cozinha Show com chefs regionais e nacionais renomados. Os preparativos estão a todo vapor e os estandes já estão 100% vendidos. Entre os dias 29 e 31 de agosto começa a Feira Tapajós Negócios, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós e a entrada será gratuita. Este ano o foco da feira é dar destaque nos segmentos da gastronomia, turismo, comércio, artesanato, agronegócio e Pet.
A Feira Tapajós Negócios vai movimentar a economia da Região Oeste do estado paraense e contribuir com o crescimento sustentável do município, além de incentivar empreendedores a desenvolverem suas atividades gerando emprego e renda, assim como, possibilitar uma conexão maior com a comunidade local. Mais de 90% dos expositores confirmados são formados por micro e pequenas empresas, com total de 148 estandes que vão impulsionar vendas e fechar futuros negócios. O objetivo é promover aos expositores do Pará a oportunidade de integração mercadológica através deste evento estadual, com grande capacidade de fomentar negócios, ampliar mercados, fazer networking, movimentar indústrias e os serviços locais.
De acordo com o coordenador da Tapajós Negócios 2024, Alberto Oliveira, a expectativa econômica da feira é gerar 20 milhões de reais aos expositores e receber em torno de 30 mil pessoas nos três dias do evento. “Esperamos um público em torno de 30 mil pessoas visitando a feira nos três dias do evento e um faturamento de 20 milhões de reais aos expositores. Porém, o principal produto da Feira é a oportunidade dos expositores terem essa grande vitrine para mostrar seus produtos, e uma janela de oportunidade de negócios futuros”, contou.
A ocasião vai proporcionar encontros de empresas com sede na região. Porque o foco desta edição, segundo Alberto Oliveira, é dar oportunidades aos empresários e empreendedores do oeste apresentarem seus produtos e serviços, não somente a consumidores locais, mas a nível nacional e internacional. “Uma vez que os mercados estão totalmente conectados de forma global”, concluiu Alberto Oliveira.
A Feira Tapajós Negócios conta com apoio do Governo do Pará; Sebrae; Prefeitura de Santarém; Fecomércio; Faepa; OCB; e Cemec.