O “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi destacado na tribuna do plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nesta terça-feira (6). Na ocasião, a deputada Paula Titan, coordenadora da Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo do Pará, lançou oficialmente a campanha deste ano, que tem como tema “Quebre o ciclo da violência”.
A parlamentar distribuiu ainda um KIT aos parlamentares, composto de uma sacola, uma cartilha, uma camisa e um ‘bóton’ alusivo. “A Procuradoria da Mulher está patrocinando esta abertura oficial da campanha Agosto Lilás, neste mês cheio de lutas e de muitos significados para todas nós mulheres, que evidencia a luta pelo fim de toda violência contra as mulheres”, registrou.
Uma série de atividades estão planejadas na campanha lançada pela Procuradoria na defesa dos direitos femininos, que neste mês de agosto tem como foco a capacitação intensiva de vereadoras e agentes de segurança pública no combate à violência contra a mulher.
O deputado Fábio Freitas destacou também as atividades da Procuradoria da Mulher da Alepa em plenário, parabenizando as deputadas que dela participam pelo lançamento da Campanha este ano. O parlamentar reafirmou o pedido feito ao governador Helder Barbalho de construção de um hospital da mulher do Estado, como observou a criação da Secretaria Estadual da Mulher.
Delegacias da Mulher em todos os municípios
A líder do governo, deputada Maria do Carmo (PT), por sua vez, destacou a necessidade de unir forças para erradicar todas as formas de violência de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade, pedindo ações urgentes para combater os altos índices de violência contra a mulher, demonstrando sua preocupação com o aumento da violência contra a mulher no Pará.
Usando os dados do anuário brasileiro de Segurança Pública de 2023, a deputada demonstrou sua preocupação. “As informações revelam que o Estado está entre os cinco com maior número de feminicídios, com uma taxa de 3,4 casos por 100 mil mulheres”, argumentou. Maria cobrou união e esforço no Estado para reduzir esses dados, e sugeriu a obrigatoriedade da instalação de delegacias da mulher em cada município do Pará.
Programa do Pará premiado
Por outro, Maria destacou o “Programa “Por Todas Elas”, do governo do Estado, lançado em março de 2024 e idealizado pela vice-governadora Hanna Ghassan. A iniciativa recebeu o prêmio de boas práticas durante a 9ª edição do Regional Best Practice Award, promovido pela ORU Fogar, uma organização internacional que reúne diversas regiões do mundo para incentivar o desenvolvimento de governos regionais. O prêmio será entregue no dia 2 de outubro próximo em Barcelona na Espanha. O Pará foi o único no Brasil contemplado pela premiação.
Fonte: Alepa