Nessa terça-feira(17), celebra o Dia da Compreensão Mundial. Apesar de não ser instituída por nenhum órgão oficial e tampouco haver certeza de sua origem, a data procura ampliar o entendimento entre as pessoas, ou seja, a paz entre as nações e os povos. Saber lidar com as variadas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo, são nobres ideais para um mundo muito mais tranquilo
É um momento de reflexão: mesmo com tantos avanços em relação aos direitos humanos nas últimas décadas, vemos inúmeras notícias pela televisão ou pela Internet, que nos chocam por motivos variados, muito deles, banais. A diferença sempre se apresenta, pois sempre há também distintas divergências de ideologias, culturas, religião, orientação sexual, educação, entre outros.
Por isso há que se entender a importância de cada atitude pessoal como um fator que facilite a harmonia e a construção da diversidade de pensamentos. A flexibilidade e a tolerância são fundamentais para que a justa compreensão se realize.
UMA DICA: conte até 10 antes de praticar qualquer ato de impulso. Afinal, a intransigência passa e a vida fica. Pense nisso!
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: a compreensão.
Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente são diferentes, também são em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.
A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo.
A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo.
A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicos, religiosos, sexuais ou socioeconômicos.
A ONU – Organização das Nações Unidas – criou também o Dia Internacional da Tolerância(O Dia Internacional da Tolerância é comemorado em 16 de novembro), que possui o mesmo objetivo que o da Compreensão Mundial: tornar as pessoas mais humanas e compreensíveis, tentando transformar o mundo em um lugar mais harmonioso para todos viverem.
Para uma cultura de paz é preciso aprender a lidar com as diferenças, respeitando e procurando entendê-las. A diversidade é uma das características mais preciosas da humanidade, é preciso valorizá-la cada vez mais.
As diferenças entre pessoas, regiões e nações são inúmeras, alguns dos fatores a serem considerados para compreender as diferenças individuais são: faixa etária, geração, gênero, cultura, religião, valores, educação, trabalho, necessidades de saúde, condições de habitação, história familiar, entre muitos outros.
Compreender o outro não significa se anular ou ter que aderir totalmente a estas ideias ou atitudes, mas sim é um exercício da empatia, que favorece o entendimento, a cooperação e a boa convivência, sendo assim, fundamental para a paz mundial e para a garantia de direitos das mais diversas populações.
Esta não é uma data oficialmente estabelecida por nenhuma instituição e pouco se sabe sobre a sua origem. Mesmo assim ela se faz muito importante para nos ajudar a refletir sobre esse tema tão fundamental para a sociedade.
Foto: Karla Neto