O Dia do Comprador, celebrado anualmente em 19 de setembro, é uma data especial para homenagear os profissionais responsáveis por adquirir produtos e serviços para as empresas. Eles desempenham um papel fundamental no sucesso de uma organização, pois são responsáveis por encontrar fornecedores confiáveis, negociar preços e garantir que as necessidades da empresa sejam atendidas.
O Dia do Comprador homenageia os profissionais responsáveis por uma das funções mais estratégicas dentro das empresas: as compras. São esses especialistas que analisam tendências de mercado, negociam com fornecedores e asseguram que os melhores produtos cheguem aos estoques, ao mesmo tempo, em que garantem a sustentabilidade financeira do negócio.
Um bom comprador precisa estar sempre atualizado sobre as tendências do segmento em que atua, buscando, constantemente, novas oportunidades e soluções inovadoras para melhorar a eficiência dos processos de compra.
Está sob as responsabilidades de um Comprador receber e classificar as requisições de compras dos departamentos, organizar e monitorar o sistema de controle de compras no computador, reunir-se com a gerência e funcionários de outros departamentos para ajudar a determinar as necessidades de compras, estudar catálogos e jornais do comércio para verificar o que está se vendendo localmente e no exterior, contatar os fornecedores e negociar preços e condições de contratos de compras, manter arquivos por fornecedor com registros de entrega e pagamentos, manter-se atualizado com as tendências de mercado, novos produtos e as necessidades de materiais e suprimentos da sua organização, fazer recomendações à gerência e funcionários da companhia sobre contratos com fornecedores, organizar a liberação de equipamentos desnecessários, avaliar se os equipamentos e mercadorias recebidas estão em bom estado e efetuar as mudanças necessárias.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Comprador, é essencial que possua conhecimentos das regras, sistemas e planos estratégicos da companhia e conhecimento de finanças e de orçamento.