Livro digital destaca o impacto do PIBID na formação e início de carreira de professores de Inglês na Amazônia

Desde 2012, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial de professores de inglês do curso de Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A professora Maria da Conceição Queiroz Vale, que já foi coordenadora do PIBID-Inglês na UFOPA, dedicou sua tese de doutorado ao estudo desse tema e, recentemente, publicou seu trabalho no formato de livro digital, que está disponível em várias plataformas.

Em sua obra: “O PIBID e a construção da profissionalidade do professor de inglês em início de carreira”, a professora Maria da Conceição explora como o Programa tem levado os estudantes de licenciatura a mergulharem no contexto real da profissão desde os primeiros semestres do curso.

 “Normalmente, os alunos só têm essa experiência durante os estágios supervisionados, que ocorrem na segunda metade do curso ou até mesmo no final. O PIBID antecipa essa vivência, permitindo que eles conheçam a realidade do ensino de inglês na escola pública desde cedo”, afirma Conceição.

Resultados positivos do PIBID

Os resultados dessa antecipação são notáveis. Durante as aulas de estágio supervisionado, os alunos que participaram do PIBID já demonstravam um bom conhecimento do ensino de inglês nas escolas públicas. No entanto, a professora ressalta que ainda havia uma lacuna no entendimento dos efeitos dessa formação inicial no início da carreira docente.

A pesquisa realizada pela professora, que serviu de base para sua tese e, consequentemente, para o livro digital, contribuiu para preencher essa lacuna. Mas sua motivação principal para a realização da pesquisa estava voltada para constituição de material de base que pudesse contribuir para reflexões acerca da formação inicial de professores de inglês na Amazônia.

“Queríamos entender como os professores de inglês em início de carreira, que participaram do PIBID durante a formação inicial, constroem sua identidade docente. E o resultado foi bastante significativo”, comenta.

Contribuições da pesquisa

A pesquisa revelou que os professores recém-formados estavam em um processo contínuo de construção de sua profissionalidade, pautado por uma perspectiva crítica e reflexiva. “Eles eram professores entusiasmados, empenhados em transformar o que percebiam que poderia ser melhorado. Essa atitude positiva e crítica é um reflexo direto do modelo de formação que lhes foi proporcionada pelo PIBID”, destaca a professora.

Contudo, Maria da Conceição defende que essa formação teórico-prática não deve depender exclusivamente de programas institucionais como o PIBID ou projetos de extensão.

 “Nossa principal contribuição aponta para a construção de um modelo de formação que incorpore essas práticas no currículo. Se essa formação teórico-prática estiver curricularizada, todos os alunos terão acesso a ela, independentemente de recursos externos”, argumenta.

Para a professora, é essencial que a formação no contexto da profissão seja parte integrante do currículo dos cursos de licenciatura. “Quando a formação depende de programas como o PIBID, alguns alunos ficam de fora por falta de bolsas. Isso não pode acontecer, pois todo aluno importa. A formação teórico-prática, como a que ocorre por meio do PIBID-inglês da UFOPA precisa estar no currículo para que nenhum aluno seja excluído dessa experiência tão enriquecedora”, conclui.

A publicação do livro digital visa não apenas compartilhar os resultados de sua pesquisa, mas também inspirar outras instituições de ensino a repensarem suas abordagens na formação de professores. A proposta dela para a formação de professores está voltada para a garantia de que todos os futuros professores saiam preparados para enfrentar os desafios da sala de aula com uma base sólida e prática, promovendo uma educação de qualidade desde a formação inicial.

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