O projeto Sawabona, da Vara Única da Comarca de Oriximiná, é um dos 12 finalistas da 21ª edição do Prêmio Innovare. Os finalistas concorrem ao prêmio principal em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).
As práticas foram selecionadas entre as 732 iniciativas deferidas para participação nesta edição da premiação. Para isso, passaram por entrevistas com consultores especializados do Innovare, que construíram relatórios sobre cada uma delas. A escolha das finalistas foi feita pela Comissão Julgadora do Innovare, formada por profissionais e autoridades do meio jurídico.
Sawabona – A prática da Vara Única da Comarca de Oriximiná é finalista na categoria “Juiz” e tem como responsáveis o magistrado José Gomes de Araújo Filho e assessor judiciário Geison dos Anjos Silva. O projeto é destinado a combater o bullying contra crianças e adolescentes indígenas e quilombolas nas escolas do município de Oriximiná.
O objetivo principal é criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, que celebre a diversidade cultural e minimize os casos de bullying contra as comunidades tradicionais de Oriximiná. O termo “Sawabona” significa “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim” em uma das línguas africanas, simbolizando o espírito de reconhecimento e aceitação que o projeto busca promover.
Premiação – O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Advocacia Geral da União, de associações jurídicas e conselhos de justiça do país e tem o apoio do Grupo Globo.
Fonte: TJPA