Uma boa notícia para os moradores de Santarém, no oeste do Pará: o rio Tapajós voltou a subir. Nos últimos três dias, as águas avançaram seis centímetros. No último dia 1° de novembro, por exemplo, a régua da Agência Nacional das Águas (ANA), localizada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), marcava menos cinco centímetros.
Nesta segunda-feira (4), segundo o boletim diário de medição do nível do rio, divulgado pela Defesa Civil de Santarém, a régua estava em seis centímetros.
Apesar do avanço das águas, que possivelmente seja resultado do fenômeno conhecido como ‘repi quete, ainda estamos 40 centímetros abaixo da marca regisrada em 2023. No comparativo ao ano de 2015, estamos abaixo 1,24 metros. E no comparativo ao ano de 2010, o rio está 44 centímetros abaixo. A cota de alerta é de 2,10 metros.
No ano passado, neste mesmo período, a régua assinalava 43 centímetros. Em 2015, a marca era de 1,30 metros e em 2010, 50 centímetros.
A subida dos rios é aguardada com grande expectativa pelas populações que residem em áreas que sofrem nesta época do ano, como as regiões de rios e várzea.
O transporte fluvial de cargas e passageiros continua seriamente comprometido com registros recorrentes de encalhe de embarcações.