Por Guilherme Ferreira
A operação que resultou na apreensão de mais de 400 kg de drogas na manhã de quarta-feira (7), em Rurópolis, sudoeste do Pará, pode ter sido apenas o início de uma série de ações contra um suposto esquema de tráfico interestadual de drogas. As forças policiais da região estão investigando outras pessoas com envolvimento nesse esquema. De acordo com informações repassadas pela PM, os entorpecentes apreendidos seriam transportados para outros estados.
Os envolvidos modificaram uma van com adesivos para simular uma ambulância de transporte de pacientes em hemodiálise. A intenção era transportar a droga sem chamar a atenção das autoridades, mas a estratégia não deu muito certo. A polícia informou que o veículo já vinha sendo monitorado pelo serviço de inteligência e, inclusive, já teria circulado com drogas pelo estado de Minas Gerais.
A van foi interceptada na manhã de quarta-feira na BR 163, Km 800, no município de Rurópolis, durante operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMPA) e Polícia Civil (PCPA). Na abordagem, os policiais identificaram um fundo falso no assoalho do veículo, onde foram encontrados 277 (duzentos e setenta e sete) tabletes de substância análoga à maconha (Skunk), que totalizaram aproximadamente 334,8 kg.
Quatro homens estavam na van, dois deles com mandado de prisão em aberto: Jhonatan Trindade, de 32 anos, José Garcia da Conceição Quaresma, de 58 anos, Gabriel Dizencourt de Souza, de 24 anos, e Reginaldo Lima de Sousa, de 51 anos. Todos os quatro foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Rurópolis. Além da droga, também foram apreendidas uma pistola 9mm, dois carregadores e 20 munições intactas.
Após a interceptação do veículo, a força conjunta deu sequência à operação em Santarém, onde iniciaram buscas em um estabelecimento comercial, um lava-jato que, segundo a polícia, servia de fachada para o tráfico de drogas. No local, mais 70 kg de entorpecentes foram apreendidos, além de dinheiro, relógios e um segundo veículo, uma picape Fiat Toro. Uma mulher e um homem também foram presos e encaminhados à 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém para os procedimentos cabíveis.
Os envolvidos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O caso segue em investigação e a polícia agora tenta localizar outras pessoas ligadas ao esquema.