Foto: Thalmus Gama/Agência Pará
Por Guilherme Ferreira
O segundo dia da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, no Azerbaijão, representou um marco importante para a comercialização de créditos de carbono no Pará, com a assinatura de um memorando entre o governador do estado, Helder Barbalho, e o vice-presidente da AMBIPAR, empresa líder em gestão ambiental, Rafael Tello.
O acordo estabelece uma parceria entre a Companhai de Ativos Ambientais e Participações do Pará e a AMBIPAR e visa fortalecer o valor financeiro e ambiental dos créditos de carbono, além de incentivar a cooperação com entidades multilaterais como o Banco Mundial e a abertura de novas parcerias e investimentos sustentáveis.
Com o acordo, pequenas e médias empresas terão participação facilitada no mercado de crédito de carbono, como destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Raul Protázio Romão.
Produção e sustentabilidade
No mesmo dia, o governador Helder Barbalho participou de um evento no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e falou sobre a importância da sustentabilidade e das oportunidades de crescimento econômico para o Brasil. Na ocasião, ele destacou a necessidade de conciliar produção e sustentabilidade e disse que é possível criar empregos e promover o desenvolvimento do país sem afetar o meio ambiente.
Ainda durante o evento, o chefe do executivo estadual falou sobre a relevância da indústria na transição energética e defendeu o fortalecimento da energia eólica e solar como alternativas aos combustíveis fósseis. Para finalizar, ele afirmou que o Brasil agora deve liderar o mercado de commodities ambientais, tendo como foco a comercialização de carbono. Para ele, a implementação de um mercado de carbono robusto pode impulsionar a geração de empregos verdes e beneficiar comunidades indígenas, que ficarão menos dependentes dos recursos governamentais.
Com informações da Agência Pará.