Foto: Polícia Federal
Por Guilherme Ferreira
Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal deu início a uma operação em diversos estados para desmontar um grupo criminoso que usava os Correios para o transporte de drogas.
Mais de 10 pessoas foram presas durante a operação, que também resultou na apreensão de dinheiro, veículos e aparelhos celulares, em quantidade ainda não informada. A ação acontece nos municípios de Belém/PA, Florianópolis/SC, Palhoça/SC, Blumenau/SC, Navegantes/SC, Braço do Norte/SC, Hortolândia/SP, Ribeirão Preto/SP e Mogi das Cruzes/SP. Todas as apreensões tiveram participação da Receita Federal.
A operação, denominada Operação Rastreio, cumpriu 12 de 14 mandados de prisão, sendo 2 em São Paulo e 10 em Santa Catarina. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, além de realizado sequestro de bens e ativos financeiros e suspensão das atividades comerciais de empresas que realizavam a movimentação de valores oriundos do tráfico de drogas. As medidas judiciais foram deferidas pela Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém/PA.
Conforme divulgado pela polícia, as investigações começaram após a apreensão de encomendas que continham, em média, cinco quilos de maconha cada, remetidas em Florianópolis/SC, pelos Correios, com destino a Belém/PA. As encomendas apresentavam semelhanças que indicavam terem sido enviadas pelo mesmo grupo criminoso. O principal responsável pelas remessas, segundo a polícia, residia em Florianópolis.
Com o aprofundamento das investigações, a PF descobriu uma rede criminosa dedicada à lavagem de dinheiro e movimentação de valores vinculados ao tráfico de drogas. Os integrantes do grupo estavam localizados, principalmente, no estado de Santa Catarina, mas apresentavam vínculos com outros envolvidos nos estados de São Paulo, Paraná e Pará.
A operação deflagrada hoje é um desdobramento de outras apreensões realizadas pela Polícia Federal, como a que aconteceu em março do ano passado, em Belém. Na ocasião, a PF, com o apoio da Receita Federal e dos Correios, prendeu uma pessoa por tráfico de drogas e apreendeu cinco quilos de maconha. De acordo com a polícia, a droga havia sido enviada de Florianópolis/SC com destino a Belém/PA.
Os Correios também divulgaram uma nota sobre a operação realizada nesta quinta-feira. No pronunciamento, a empresa afirmou que realiza ações rotineiras com órgãos de segurança e fiscalização para evitar que itens proibidos/ilícitos sejam transportados por meio do fluxo postal. Confira a nota a seguir:
NOTA CORREIOS
A operação executada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (14) é resultado da ação conjunta realizada entre os Correios e órgão de segurança pública.
Os Correios realizam ações rotineiras com órgãos de segurança e fiscalização para prevenir o tráfego de itens proibidos/ilícitos por meio do fluxo postal. Quando algum objeto com conteúdo desse tipo é detectado, a estatal aciona os órgãos competentes para investigação. Muitas das operações de repressão começam após a fiscalização, por meio de raio-x, realizada pelos Correios.
A empresa tem priorizado investimentos em ações preventivas para fortalecer a integridade dos serviços postais.
Com imagens e informações da Polícia Federal.