Por Guilherme Ferreira
Na tarde desta quarta-feira (20), os confrontos das quartas de final da Série B1 do Campeonato Paraense definiram os semifinalistas da competição e decretaram o fim da linha para o Amazônia Independente. Em jogo disputado no Estádio Arena Verde, em Paragominas, o time santareno foi goleado por 4 a 0 pelos donos da casa, sendo eliminado do torneio.
Com esse resultado, o Paragominas se junta ao Capitão Poço, que venceu o Izabelense por 1 a 0 no Estádio Edilson Abreu, em Santa Izabel do Pará, para formar uma das semifinais. As duas equipes agora disputam uma vaga na elite do Parazão 2025 em confrontos de ida e volta: o primeiro jogo acontece no próximo domingo (24), em Capitão Poço, e a decisão será no domingo seguinte (01/12), na Arena Verde.
O vencedor do confronto enfrentará o Independente de Tucuruí na final da Série B1. Mais importante, garante presença na elite do futebol paraense em 2025.
São Francisco na elite
A eliminação do Amazônia deixa o São Francisco como o único representante de Santarém na elite do futebol paraense em 2025. O Leão Santareno, que já está garantido na primeira divisão, também se prepara para um calendário movimentado no próximo ano, incluindo sua participação na Copa do Brasil.
Para os torcedores do São Francisco, a permanência na elite e a possibilidade de disputar competições de destaque nacional são motivos de orgulho e esperança. Por outro lado, a derrota do Amazônia acende o alerta para que o clube repense sua estratégia, buscando retornar mais forte na próxima temporada.
O futebol de Santarém, assim, terá apenas o São Francisco para carregar a bandeira da cidade no campeonato estadual de maior prestígio, mantendo viva a paixão da torcida pelo esporte e os desafios de representar a região oeste do Pará em um cenário competitivo.
Parazão 2025
O Campeonato Paraense 2025 já tem data para começar e terminar. A temporada começa com a decisão da Supercopa Grão-Pará entre Paysandu, o campeão paraense, e Tuna, campeã da Copa Grão-Pará, no dia 11 de janeiro.
A Federação Paraense de Futebol (FPF) e clubes definiram a fórmula de disputa da competição e início da competição.
A abertura do Parazão está marcada para o dia 18 de janeiro e o encerramento para o dia 30 de março, data extra disponível pela CBF para o encerramento do estadual.
O Parazão 2025 terá três grupos de quatro times cada, com Paysandu (campeão), Remo (vice) e Tuna Luso (3ª colocada), sendo os cabeças de chave da competição.
1ª FASE – 8 rodadas, com times do grupo A enfrentando os times do grupo B e C. Não haverá confronto dentro do grupo.
2ª FASE (QUARTAS DE FINAL) – Jogos de ida e volta, prevalecendo a classificação geral da competição.
3ª FASE (SEMIFINAL) – Jogos de ida e volta
4ª FASE (FINAIS) – Jogos de ida e volta