Hospital Municipal de Santarém opera acima da capacidade devido à alta demanda de cirurgias relacionadas a acidentes de trânsito

Foto: Agência Santarém

Por Guilherme Ferreira

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) está operando acima de sua capacidade devido à alta demanda de cirurgias relacionadas a acidentes de trânsito.

De acordo com a secretaria, das 3.518 cirurgias realizadas em 2024, 1.468 foram de traumas decorrentes de acidentes automobilísticos. O número elevado de ocorrências do tipo tem sobrecarregado a unidade hospitalar, que conta com 234 leitos operacionais.

O Dr. Vinícius Savino, diretor clínico do HMS, explicou que “os casos graves, como os de trauma, demandam mais tempo de internação, o que muitas vezes impossibilita a liberação rápida dos leitos”. Ele também fez um apelo para a população dar preferência às UBS’s e a UPA 24 horas em casos menos graves, ajudando, assim, a aliviar a pressão sobre o HMS.

Os acidentes de trânsito seguem sendo a principal causa de casos de trauma. A complexidade dos tratamentos e os períodos prolongados de internação afetam significativamente a capacidade de atendimento de novos pacientes, conforme destacou o médico Luiz Saraiva, especialista em ortopedia e traumatologia.

Dados apresentados pelo coordenador do SAMU, Adilson Coelho, revelam que, de 1º de janeiro a 25 de novembro, foram registradas 1.325 ocorrências de acidentes de trânsito, evolvendo 1.607 vítimas, das quais 21 resultaram em óbito no local. Ele explicou que os acidentes do gênero continuam sendo uma das maiores demandas do SAMU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *