Por Guilherme Ferreira
O vereador Biga Kalahare (PT) aproveitou a sessão ordinária desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Santarém, para falar sobre o combate às queimadas e a crise ambiental que vem causando transtornos à população santarena.
O parlamentar destacou a reunião realizada com o secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva, e defendeu o aumento do número de fiscais e técnicos da Semma para enfrentar as queimadas ilegais na região.
Ele também falou sobre a necessidade de articulação com o governo estadual para fortalecer as equipes que atuam no combate a crimes ambientais, e ressaltou a importância das denúncias para o trabalho de fiscalização dos órgãos competentes.
Por fim, o petista encaminhou um Projeto de Lei para incluir a prática de queimadas ilegais que resultem em crises climáticas como infração ambiental grave. A finalidade da proposta é endurecer as penas aplicáveis aos responsáveis por queimadas ilegais no município.
Para o vereador, essas práticas caracterizam afronta grave à legislação ambiental e causam prejuízos à biodiversidade, à saúde pública e ao equilíbrio climático da região.