Foto: Agência Pará
Por Guilherme Ferreira
Foi anunciada na manhã desta segunda-feira (2) a operação integrada “Festas Seguras”, que vai mobilizar mais de 7 mil agentes públicos para reforçar a segurança nos centros comerciais dos municípios do estado. A iniciativa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e demais órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública.
Todos os 144 municípios do estado serão contemplados pela operação, que também vai se estender às praias e balneários. Além do efetivo reforçado, a ação vai levar para as ruas um total de 1.500 viaturas e 250 motos. 20 embarcações também estarão atuando na segurança das áreas fluviais do estado. A ação ainda vai contar com o apoio de policiais de inteligência, que atuarão no monitoramento de áreas com maior risco de ações criminais a fim de evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.
O efetivo nas delegacias também será reforçado, como explicou o Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Raimundo Benassuly. “Nós reforçamos as Delegacias Seccionais justamente para atender as ocorrências de apresentação da Polícia Militar. Isso é um esforço integrado que é o objetivo é dar paz e tranquilidade para a população nesse momento, que nós sabemos que existe um fluxo muito grande de pessoas na área do comércio. Então, há a necessidade de reforçar as unidades policiais com o emprego de maior efetivo e policiamento se faz necessário para manter a segurança e o melhor atendimento de todos”, comentou.
A operação será divida em duas fases, com a primeira abrangendo as áreas comerciais para reforçar a segurança dos consumidores, e a segunda voltada para os principais destinos turísticos do estado, onde há maior concentração de pessoas durante as festividades de fim de ano.
As ações das Operações de Lei Seca e Tolerância seguirão normalmente durante a realização da Operação Festas Seguras. Outras medidas de fiscalização e segurança, como as abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, serão intensificadas em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Com informações da Agência Pará.