Foto: Semma
Por Guilherme Ferreira
A Prefeitura de Santarém intensificou as ações de fiscalização contra queimadas ilegais no município. No domingo (1º), agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) percorreram diversas regiões para identificar e conter focos de incêndio.
Na região de Praião, em frente à comunidade de Aninduba, a equipe da Semma encontrou uma queimada ativa em uma área de aproximadamente 20 hectares. O local, segundo os moradores da região, é de propriedade de dois homens residentes na comunidade de Mato Grosso, em Alenquer. Os suspeitos não foram localizados.
Os agentes da Semma deram sequência à operação de fiscalização na comunidade de Marimarituba, onde foi encontrada outra área queimada, de aproximadamente 5 hectares. Em seguida, a equipe se dirigiu à região do Tapará. No local, não foram constatados focos de incêndio.
Já na região do Chapadão, a equipe da Semma encontrou focos de queimadas com evidências de incêndios criminosos. O Corpo de Bombeiros e a Companhia de Policiamento Ambiental realizaram as diligências no local, mas não conseguiram localizar os responsáveis pelas queimadas.
Ações de fiscalização também foram realizadas nas comunidades de Tapera Velha, Nova Aliança, Poço Branco do Ituqui, Nova Vitória, Limão Grande e Serra Grande.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa faz parte das medidas emergenciais implementadas após a declaração de situação emergencial ambiental devido às nuvens de fumaça que afetam o município.
Além dos prejuízos causados ao meio ambiente, as queimadas ilegais também oferecem riscos à saúde pública. Casos de síndromes respiratórias aumentaram na região após a escalada da crise ambiental.
A prefeitura também reforça a importância da colaboração dos cidadãos no combate às queimadas. A população pode denunciar práticas ilegais por meio dos canais de atendimento da Semma.
Com informações da PMS.