Foto: Polícia Federal
Por Guilherme Ferreira
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA) deflagrou, nesta quarta-feira (4), a operação “Saldo Devedor”, que resultou na prisão de 35 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e com a facção criminosa “Comando Vermelho”.
A operação visou cumprir 51 mandados de prisão e 51 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros. No Pará, as prisões ocorreram nos municípios de Belém, Santarém, Oriximiná, Castelo dos Sonhos, Curuá, Garrafão do Norte, Benevides, Barcarena, Bragança, Faro, Maracanã, Breu Branco e Tailândia. Suspeitos também foram presos em Laranjal do Jari (AP), Sinop (MT), Lucas do Rio Verde (MT) e Biguaçu (SC).
Também foram cumpridos nove mandados em estabelecimentos prisionais no Pará, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
São apurados os crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas, extorsões e homicídios.
Origem da operação – A operação “Saldo Devedor” iniciou a partir de uma investigação feita pela FICCO/PA em maio deste ano, no município de Santa Bárbara/PA. Na ocasião, um homem e uma mulher, alvos de mandado de busca e apreensão, foram flagrados com 1,5kg de cocaína e crack embalados para venda.
A FICCO aprofundou as investigações e conseguiu identificar 52 indivíduos suspeitos de integrar o núcleo financeiro da facção criminosa “Comando Vermelho”. Os suspeitos atuavam como tesoureiros regionais e tinham a função de arrecadar e controlar valores movimentados pela organização, prestando contas à tesouraria geral. Três desses indivíduos já foram presos. Outros dois estão foragidos.
O delegado da Polícia Federal da FICCO, Lucas Sales, falou que a operação foi realizada de forma integrada desde a fase de investigação. “Ela teve uma capilaridade muito grande nesses moldes. A FICCO do Pará tinha feito mais operações aqui em Belém e na região metropolitana. É a primeira operação que a gente faz, assim, tendo uma capilaridade maior. Belém, região metropolitana e interior do estado”, destacou.