Forças de segurança do Pará apreenderam mais de 12 toneladas de drogas em 2024

Foto: Marcelo Lelis / Agência Pará

Por Guilherme Ferreira

O combate ao tráfico de drogas se intensificou no estado do Pará e resultou na apreensão de mais de 12 toneladas de entorpecentes em 2024. Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam para um aumento de 41,37% no número de apreensões em relação ao ano passado, quando as forças de segurança do Pará apreenderam um total de 9.156,584 kg de drogas.

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, ressaltou o trabalho realizado no combate ao tráfico de drogas no estado, destacando que, em cinco anos, já foram apreendidos mais de 50 toneladas de drogas, o que revela a eficácia das estratégias de segurança adotadas até agora.

O secretário também enfatizou a atuação das forças de segurança nas rotas fluviais, que se intensificou graças à instalação das Bases Fluviais de Breves e Óbidos.

Maconha foi a droga mais apreendida no estado

Dos 12.945,434 kg de drogas apreendidas em 2024, 10.134,352 foram do tipo maconha e 2.811,082 foram do tipo cocaína. No ano passado, dos 9.156,584 kg de drogas apreendidas, 5.895,234 kg foram de maconha e 2.361,350 kg foram de cocaína. O total de apreensões representa um prejuízo de R$ 157.565.147,00 para o crime organizado.

As agências de inteligência da Polícia Civil e Polícia Militar desempenham um papel fundamental nessas apreensões, conforme destaca a Segup. Os órgãos são responsáveis por mapear e analisar previamente os principais pontos de passagem de drogas no estado, o que possibilita a realização de grandes apreensões.

Além da maior quantidade de entorpecentes apreendidos, as ações de segurança para combater o tráfico de drogas no estado também contribuíram para a prisão de um grande número de pessoas envolvidas com organizações criminosas. Foram realizadas 60 operações integradas que resultaram na prisão de mais 1.200 faccionados. Algumas dessas operações tiveram o apoio de forças de segurança de outros estados.

A criação da Delegacia de Repressão à Facção Criminosa e a implementação da Política de Enfrentamento às Facções Criminosas (PEFC) foram outras ações que fortaleceram o enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado no Pará.

Com informações da Agência Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *