O prazo para que municípios brasileiros se inscrevam na Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi prorrogado até 10 de fevereiro de 2025. Coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo, a seleção nacional permitirá que duas localidades sejam indicadas para integrar essa iniciativa global que promove a criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável.
As propostas devem ser enviadas em inglês ou francês para o e-mail comissao.unesco@itamaraty.gov.br. O resultado da seleção nacional será anunciado no dia 24 de fevereiro de 2025, e as cidades selecionadas terão até 3 de março de 2025, à meia-noite (horário de Paris), para formalizar suas candidaturas na plataforma da UNESCO. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial da Rede.
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO incentiva a colaboração entre cidades que posicionam a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento. Participar dessa estratégia significa compartilhar boas práticas, promover inovação, fortalecer a economia criativa local e ampliar o acesso à cultura, especialmente para populações vulneráveis.
De acordo com Bárbara Blaudt, diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo, “fazer parte da Rede é um compromisso de estimular parcerias entre setor público, privado e sociedade civil, além de fortalecer a produção e difusão de bens culturais e criar oportunidades para criadores e comunidades locais”.
Neste ciclo, uma novidade promete ampliar as possibilidades de participação: a inclusão da categoria Arquitetura, somando-se às já existentes – Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música. Essa mudança reflete o constante aperfeiçoamento da Rede e abre novas perspectivas para destacar as singularidades culturais das cidades brasileiras.
Atualmente, 14 municípios brasileiros, como Curitiba (Design), Salvador (Música) e Rio de Janeiro (Literatura), já integram a Rede, evidenciando o papel do Brasil como referência em criatividade cultural. Com o apoio do Ministério do Turismo, que trabalha para expandir essa representatividade, a adesão à Rede fortalece o turismo cultural e as conexões internacionais das cidades participantes.
Fonte: Ministério do Turismo