Manaus Verde: plano de arborização prevê plantio de 15 mil árvores em 2025

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira (13), ao Programa Municipal de Arborização e Conservação Florestal – Manaus Verde, que tem como meta o plantio de 15 mil mudas de árvores em 50 espaços públicos da capital amazonense ao longo de 2025. O programa é uma das principais ações ambientais da atual gestão municipal.

O primeiro plantio aconteceu na movimentada avenida Constantino Nery, uma das principais vias da cidade. Foram plantadas 150 mudas de espécies como ipês, oiti, jutairana e chuva de ouro da Amazônia ao longo de um trecho de cinco quilômetros, que vai do bairro de Flores, na zona norte, até o Terminal de Integração 1, na zona central.

“Este ano, vamos triplicar o número de árvores plantadas em comparação ao ano passado. A arborização e o clima da capital são prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito em exercício Renato Júnior.

De 2021 a 2024, a Prefeitura de Manaus plantou 23.026 mudas em diferentes áreas da cidade. Além disso, 261.339 mudas foram doadas à população em 213 ações realizadas nos bairros, abrangendo todas as zonas da capital. O Centro de Produção de Mudas, uma peça-chave do programa, produziu 542.615 unidades nos últimos quatro anos.

Esses números reforçam o compromisso da gestão com a ampliação da cobertura vegetal urbana, algo que o prefeito destaca como essencial para mitigar o calor extremo e melhorar a qualidade do ar.

O programa Manaus Verde é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), mas envolve todas as secretarias municipais. Entre as principais contribuições:

“O envolvimento de todas as secretarias é fundamental para que o projeto alcance resultados duradouros. Não é apenas uma questão ambiental, mas de melhoria da qualidade de vida para todos os manauaras”, destacou o prefeito em exercício.

Renato Júnior reforçou que o plantio será feito de forma técnica e responsável. As mudas selecionadas têm o tamanho ideal para resistir às condições urbanas e serão acompanhadas com monitoramento constante. A irrigação será realizada à noite, com o uso de caminhões-pipa, para garantir que as árvores cresçam saudáveis.

“Queremos transformar Manaus em uma capital mais arborizada, com uma área urbana mais verde e sustentável. Não se trata apenas de ações para fotografia ou divulgação. Este é um compromisso real com a cidade e seus moradores”, afirmou o prefeito.

Com o objetivo de beneficiar diretamente a população, o Manaus Verde prevê um impacto significativo na melhoria do microclima urbano, na redução de ilhas de calor e na oferta de espaços mais agradáveis para convivência. Além disso, o programa reforça o compromisso da capital amazonense com práticas sustentáveis, alinhando-se a uma agenda global de combate às mudanças climáticas.

Os moradores de Manaus também podem contribuir com o programa, seja por meio de doações de mudas, seja participando de ações comunitárias de plantio. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Semmasclima.

O plano, além de trazer melhorias ambientais, busca criar uma nova consciência entre os cidadãos, incentivando o cuidado e a preservação das áreas verdes da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *