Projeto Raízes Fortalecidas: MPPA e Ufopa promovem plantio de mudas de espécie tradicional da medicina amazônica

No próximo dia 21 de janeiro serão realizadas atividades do Projeto Raízes Fortalecidas, em Santarém, por meio de parceria do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Na programação haverá um encontro com vereadores para discutir sobre a importância da implantação de um Banco de Germoplasma no município, e plantio de mudas da espécie Uncaria tomentosa.

As ações são relacionadas com o projeto FarmaFittos, desenvolvido desde 2021 pela Arquidiocese de Santarém e a Ufopa, promovendo a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos para minimizar efeitos de ansiedade e depressão, em ações nas comunidades do Tapajós, Parauá e Sucuruá. O projeto Raízes Fortalecidas prevê a ampliação do atendimento às populações interessadas e a execução de rodas de conversa, terapias culturais, cultivos, atendimento psicológico específico, oficinas e outras.

Pela manhã, às 8h30, na sede da Promotoria de Justiça de Santarém, haverá um encontro com a participação dos vereadores de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos, com objetivo de discutir e sensibilizar sobre a importância da implantação de um Banco de Germoplasma em Santarém, na fazenda da Ufopa. O banco é destinado à coleta e preservação de determinadas espécies, de modo a evitar que seu cultivo desapareça, a exemplo da Uncaria tomentosa, conhecida como unha de gato. A planta é utilizada na medicina tradicional amazônica, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunomoduladoras. O seu germoplasma permitirá a continuidade das práticas e a pesquisa de novos usos.

O encontro e demais atividades terão a participação da professora Ana Maria Soares Pereira, pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), do professor Wilson Sabino, que coordena o projeto na Ufopa, e da promotora de Justiça Lilian Braga, coordenadora do Nierac.

Após a reunião, às 11h, o grupo segue para o Espaço Laudato Si, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá (ao lado do Seminário da Arquidiocese de Santarém), para o plantio de 30 mudas de Uncaria, com a participação dos vereadores convidados. No período da tarde haverá o cultivo de 100 mudas da mesma espécie, na fazenda da Ufopa, onde será implantado o Banco de Germoplasma.

Fonte: MPPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *