Opinião: hoje eu saí comigo mesmo, por Enrico Pierro

Como o autoconhecimento e o amor-próprio podem transformar sua relação consigo mesmo e libertá-lo de migalhas emocionais.

Por Enrico Pierro

  não confunda estar sozinho de estar só. veja, eu gosto da minha companhia. eu aprendi isso. com o tempo eu percebi e entendi quem eu era. e fui me conhecendo. e isso foi incrível.

     tanta gente se sente desconfortável com a própria presença, que não consegue ficar sozinho. imagina que coisa horrível? se sentir incomodado em estar consigo mesmo? mas eu sou a minha própria companhia e isso também tem muito a ver com o amor-próprio e autoconhecimento.

      a primeira coisa é se conhecer. você sabe, de verdade, quem é você? o que você gosta de verdade, quais são as coisas que te fazem bem, o que você gosta mesmo de fazer, o que te dá prazer e tudo o mais? a gente muitas vezes finge tanto ser tantas coisas para agradar aos outros, para ser aceito e amado, que em muitos momentos eu mesmo me esqueci quem eu era.

       o amor-próprio é outra coisa importante. vejo tantas pessoas com baixa estima, mendigando migalhas de afeto por aí. em que momento nós começamos a nos destruir e rasgar nossa própria imagem? será que foram as redes sociais e essa imagem falsa que todo mundo fica vendendo por aí de felicidade e plenitude? já cansei de falar que ela não existe. e precisamos nos amar com todas as nossas qualidade e defeitos. todo mundo também tem. somos tão incríveis e complexos quanto qualquer pessoa famosa. inclusive conheço algumas que são horríveis de perto e você nem imagina. 

       ficar confortável com a própria companhia é uma delícia. poder aproveitar um cinema, um restaurante, um teatro ou um passei no parque na própria companhia é libertador! você é a pessoa que mais se conhece. no fundo, deveríamos nos bastar primeiro. sermos os suficientes para si mesmos, para depois pensarmos em termos alguém ao nosso lado. nos pouparíamos de muitos problemas e muitas migalhas afetivas que a gente recolhe por aí, achando que vidro é diamante. o dia em que você brilhar, de verdade, você não vai aceitar ninguém que brilhe menos do que você. quando você for a melhor pessoa do mundo, pra você mesmo, você nunca vai aceitar menos do que isso à sua volta. e bom passeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *