Neste sábado (15), comemora-se o Dia do Consumidor, uma data importante para a defesa dos direitos de quem consome produtos e serviços. No entanto, em Santarém, no oeste do Pará, este dia deve passar despercebido, e com ele, a ausência de ações concretas por parte do Procon municipal, órgão responsável por garantir a proteção e o cumprimento dos direitos do consumidor.
Nos anos anteriores, o Procon realizava eventos, campanhas e orientações para marcar a data e conscientizar a população sobre seus direitos. Mas, neste 15 de março, a data deve passar em branco.
O Procon está sem coordenação no município. O chefe anterior foi exonerado e o órgão segue com uma chefia interina, mas sem poderes de decisão.
Com apenas quatro pessoas para atender uma cidade inteira, o Procon de Santarém está sobrecarregado e sem recursos, o que exige a eficiência e a responsabilidade que um órgão desse porte deveria ter.
A falta de coordenação e planejamento prejudica o trabalho de fiscalização.
Esse cenário reflete uma falta de compromisso com as necessidades da população e, principalmente, com a responsabilidade de proteger os direitos dos consumidores.