Aeronave que decolou de Porto Trombetas segue desaparecida

Uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna 182, matrícula PT-IVN, que partiu de Porto Trombetas na manhã da quarta-feira (16), com destino à pista Nova — localizada a cerca de 61 km do ponto de decolagem, segue desaparecida. As buscas continuam.

Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto identificado como Marcelo Americano relatou, por rádio, uma pane no motor cerca de quatro minutos antes do horário estimado de chegada. Esse foi o último contato registrado. A última coordenada conhecida indica que a aeronave estava próxima à fronteira com a Guiana. Desde então, não houve novos sinais ou comunicações.

A ocorrência foi formalizada no Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) na quinta-feira (17). Imediatamente, a FAB iniciou uma operação de busca e salvamento (SAR), com o emprego da aeronave SC-105 Amazonas, especializada em missões de resgate. Informações adicionais estão sendo apuradas junto a familiares do piloto e moradores da região.

Em apoio às buscas e atendendo ao apelo de parentes e amigos, a Prefeitura de Oriximiná organizou uma força-tarefa com o envio urgente de equipes da Defesa Civil, bombeiros civis e voluntários experientes em áreas de mata densa. O grupo está sendo deslocado para a área suspeita de queda, a fim de ampliar os esforços de localização e prestar auxílio imediato.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a proteção da vida e está em constante articulação com os órgãos federais, oferecendo suporte logístico e institucional para as ações de busca.

Informações que possam ajudar nas investigações e no resgate podem ser repassadas à Defesa Civil Municipal ou diretamente às autoridades responsáveis pela operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *