O Instituto Doxa realizou sua primeira pesquisa específica na região Metropolitana de Belém, abrangendo os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. Essa região representa 32% dos votos do estado. A pesquisa testou para governador os seguintes nomes: Dr. Daniel (PSB); Eder Mauro (PL); Hana Ghassan (MDB); Simão Jatene (sem partido); Beto Faro (PT) e Marinor Brito (PSOL).
Dr. Daniel (PSB) sai na frente com 31,8% das intenções de voto; em segundo lugar vem o deputado federal Eder Mauro (PL) com 18,9%. A terceira posição é ocupada pela candidata do MDB, a vice-governadora, Hana Ghassan que aparece com 6,9% das intenções de voto. O ex-governador Simão Jatene (sem partido) vem a seguir com 5,1%. Depois aparecem a vereadora Marino Brito (PSOL) com 3,9% e o senador Beto Faro (PT) com 3,6%. Os votos flutuantes (indecisos, brancos e nulos) somam 29,9%.
Quanto à disputa para o senado da República, Doxa testou nesta pesquisa pela primeira vez o nome do ex-senador, Mário Couto. Além de Mário Couto foram testados: Helder Barbalho, Celso Sabino, Úrsula Vidal, Chicão, Jatene, Zequinha Marinho, Rogério Barra, Lulu das Comunidades, Dirceu Tem Catem e Adolfo Neto.
Doxa também avaliou os governos de Helder Barbalho e Lula.
A pesquisa foi realizada no período de 14 a 17 de maio com uma amostra 1200 entrevistas, distribuída proporcionalmente pelos municípios que participaram da amostra (Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
INTENÇÃO DE VOTO PARA GOVERNADOR (ESTIMULADA)

REJEIÇÃO DE PRÉ-CANDIDATOS
Em se tratando de rejeição, o deputado federal Eder Mauro, aparece como o mais rejeitado com 24,9%. O segundo mais rejeitado é o ex-governador Simão Jatene, que aparece com rejeição de 14,1%. O senador Beto Faro tem rejeição de 10,5%. A vice-governadora é rejeitada na RMB por 6,9% do eleitorado. Marinor Brito tem rejeição de 5,4%; e Dr. Daniel é rejeitado por apenas 3,5% dos eleitores da região metropolitana.

PRIMEIRO VOTO SENADOR
Quando se trata de candidatos ao senado, no primeiro voto, o atual governador Helder Barbalho aparece com 23,8% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o ex-senador, Mário Couto, com 16,5%. O ministro Celso Sabino ocupa a terceira posição com 11,2%. A secretária de Cultura, Úrsula Vidal, aparece com 7,8%. O deputado Chicão vem com 6,9%. Simão Jatene obteve 6,1%. O atual senador Zequinha Marinho ficou com 4,7%. O deputado estadual Rogério Barra vem logo a seguir com 4,5%. O vereador Lulu das Comunidades ficou com 1,9%. O deputado estadual Dirceu Tem Caten se posiciona com 1,2% e Adolfo Neto, 0,8%. Outros 14,6% não se manifestaram.

SEGUNDO VOTO SENADOR
Em se tratando do segundo voto, o ex-senador, Mário Couto, aparece em primeiro lugar com 19,5%. Depois vem o ministro Celso Sabino com 13,2%. O governador Helder Barbalho, Chicão e Úrsula Vidal, aparecem tecnicamente empatados no terceiro lugar com 10,2% cada. Simão Jatene apareceu com 8,1%. O senador Zequinha Marinho vem com 5,4%; Rogério Barra, 4,6%; Lulu das Comunidades, 2,0%, Dirceu Tem Catem, 1,3% e Adolfo Neto, 0,8%.

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Para presidente da República, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados na Região Metropolitana: Lula tem 31,4% e Bolsonaro, 30,3%. Na terceira posição vem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas com 5,3%. O cantor Gustavo Lima vem com 3,4%; O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ficou com 1,3% e Ronaldo Caiado com 0,5%. Outros 25,5% estão indecisos ou pretendem anular o voto.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE HELDER BARBALHO
Na região metropolitana, o governo de Helder Barbalho é aprovado por 63,7% dos eleitores; enquanto sua desaprovação chega a 28,6%. Outros 7,7% não se manifestaram.
.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE LULA
Agora, o governo de Lula tem uma desaprovação de 49,4%. A sua aprovação chega a 44,4%. Outros 6,2% não se manifestaram.

Fonte: Opinião em Pauta via Doxa