Deputados da região têm baixo desempenho em pesquisa Doxa na Grande Belém: Henderson Pinto tem menos de 1%

A mais recente pesquisa do Instituto Doxa, realizada entre os dias 14 e 17 de maio, avaliou a preferência do eleitorado da região metropolitana de Belém em relação aos atuais deputados federais que poderiam retornar à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Entre os nomes citados, os parlamentares paraenses Junior Ferrari, Henderson Pinto e Airton Faleiro aparecem fora das primeiras posições.

A liderança no levantamento é do deputado Delegado Éder Mauro, com 14,7%, seguido por Dra. Alessandra Haber (8%) e José Priante (7,1%). O levantamento reflete o atual momento político e serve de termômetro para os parlamentares que planejam disputar a reeleição em 2026.

Na pergunta “Dos atuais deputados, quem você votaria para voltar à Câmara Federal nas eleições do próximo ano?”, o deputado Junior Ferrari aparece com 1,5% das intenções de voto, empatado com Keniston Braga. Já o deputado santareno Henderson Pinto é citado por 0,6% dos entrevistados. Airton Faleiro figura com 0,3%, mesmo percentual do deputado Raimundo Santos.

O levantamento foi realizado na região metropolitana de Belém, abrangendo os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. A amostra contou com 1.200 entrevistas presenciais, estratificadas proporcionalmente entre os municípios. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também mostra um cenário ainda muito aberto: 45,8% dos entrevistados declararam voto flutuante, o que revela grande espaço para crescimento nas intenções de voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *