Belém do Pará sedia o congresso de jornalistas e comunicadores da Febtur

Por Iolanda Lopes / Kamila Gonçalves
Começou nesta quarta-feira, 11, em Belém do Pará, o II Congresso de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). Com tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o evento reúne profissionais da comunicação, lideranças indígenas, representantes de instituições públicas e privadas, além de autoridades ligadas aos setores turístico e ambiental, até o dia 15 na capital Paraense.

A cerimônia de abertura foi realizada no histórico Parque da Residência / Estação Gasômetro, antiga residência oficial do Governo do Estado do Pará, um dos prédios mais emblemáticos da capital paraense.
Durante a coletiva de imprensa, representantes e convidados destacaram a importância do congresso como espaço de fortalecimento de pautas voltadas à sustentabilidade, à cultura popular, à valorização dos povos originários e ao papel estratégico da imprensa especializada em turismo.

Representantes e convidados destacam o congresso como espaço de fortalecimento da sustentabilidade, cultura popular, povos originários e imprensa de turismo. Fotos: Hélio Costa ( Febtur- João Pessoa )

A Secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal. “O Congresso coloca o Pará no centro do debate sobre uma comunicação responsável, que valoriza os saberes dos territórios, impulsiona o turismo de base comunitária e projeta nossas belezas para o Brasil e o mundo”, destaca a secretária.

A Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tânia Neres, enfatizou a necessidade de comunicação integrada com as ações governamentais. “Uma das prioridades do governo é a Amazônia, especialmente com a chegada da COP 30. Precisamos mostrar ao mundo o que realmente é a Amazônia. Ainda que o governo produza vídeos promocionais, são os jornalistas e fotógrafos que alimentam as mídias sociais e precisam estar alinhados para que possamos divulgar isso de forma positiva e estratégica”, afirmou.

A Dra. Márcia Kambeba, indígena, doutora em Linguística e mestre em Geografia, participou da coletiva de imprensa e destacou a relação ancestral dos povos originários com a natureza. Ela lembrou, por exemplo, da criação da ‘terra preta de índio’ um solo fértil e equilibrado, desenvolvido há séculos pelos povos indígenas, que demonstra uma relação de cooperação com o meio ambiente. “Os povos originários, ribeirinhos, quilombolas, todos que vivem sob esse ‘monte verde’ que é a floresta amazônica têm uma compreensão profunda da natureza e da vivência nesses territórios”, afirmou.

Na cerimônia de abertura, a participação de Márcia também ocorreu por meio de uma apresentação artística, com dança e música, intitulada “Falas da Floresta”, trazendo sons e imagens impactantes que convidaram o público à reflexão sobre a Amazônia e seus povos.

O presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, destacou o papel dos comunicadores frente aos desafios contemporâneos “A floresta amazônica é vital para o equilíbrio climático do planeta. Precisamos compreender que não estamos separados da natureza, fazemos parte dela. Quando destruímos a floresta, destruímos a nós mesmos. O papel da Febtur é fortalecer essa consciência entre os profissionais de imprensa.”

Loureiro também ressaltou a importância de manter vivos os pilares da entidade: “Este congresso é um marco na trajetória que estamos construindo juntos. Precisamos seguir com responsabilidade, construindo uma comunicação comprometida com as urgências do nosso tempo.”

A presidente da Febtur Pará, Christina Hayne, também reforçou o caráter transformador do encontro:
“Realizar este congresso é confirmar que nossos projetos coletivos têm valor. Precisamos comunicar com responsabilidade, aproximar os cidadãos das questões que impactam nosso país e construir, através da informação, caminhos de consciência e desenvolvimento.”

Ainda no primeiro dia do II Congresso Febtur, uma intensa e diversa programação de painéis movimenta os debates em torno da comunicação, diversidade e sustentabilidade no turismo. Com a palestra de Denise Salomão, que apresentou ferramentas da plataforma voltadas à comunicação turística.

Na sequência, foi realizado o lançamento oficial da plataforma do Portal de Notícias de Turismo da Febtur (febtur.org.br), do inédito “Manual de Redação de Jornalismo de Turismo” e do espaço dedicado a artigos científicos sobre turismo, com foco no diálogo entre a academia e o setor. Destaque para a Mostra Ver-Amazônia, do fotógrafo e associado Febtur Pará, João Ramid.

O Círculo de Periodistas de Turismo de Uruguay (CIPETUR) também marcou presença. Em seguida, o painel “Comunicação como ferramenta de integração, visibilidade e sustentabilidade para o Turismo” reuniu nomes como Fábio Zelensky (Unedestinos), Verônica Lima (AJOR), Arcângela Sena (Estácio do Pará), Daniel Nardim (Amazônia Vox) e novamente Gisele Souza, com mediação de Marco Aurélio Jacob, diretor de comunicação da Febtur.

Úrsula Vidal, jornalista e secretária de Cultura do Pará, voltou ao palco para abordar a força da diversidade cultural como propulsora do turismo na Amazônia e no Brasil.

Graziele Bezerra, repórter da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, esteve no palco do congresso para falar sobre os desafios da Comunicação Pública.

As atividades seguiram com painel sobre diversidade trouxe especialistas como Tânia Neris (Embratur), Juliana Miranda (ONU), Hortência Osaqui (Rota Amazônia Atlântica), Raquel Ferreira (Monotur) e em uma mesa mediada por Dani Filgueiras, da Febtur Pará.

O primeiro dia do evento ainda reserva atividades para o período da noite, com encerramento previsto para às 20h30.

Programação
O II Congresso da Febtur segue até o final da semana com uma programação rica e diversa. Haverá mesas técnicas, oficinas, rodas de conversa e atividades vivenciais, incluindo experiências com comunidades locais, além de apresentações culturais, musicais e gastronômicas que valorizam a riqueza do Pará.
O evento conta com a presença de mais de 100 congressistas de todas as regiões do Brasil, além de representantes de países como Uruguai e Argentina.

O II Congresso da Febtur conta com o apoio de Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Equatorial Energia, e apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, Prefeituras de Belém (por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Semcult), Augusto Correia e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sudam, Vale, Hotel Beira Rio, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba, Monotour Turismo, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da Febtur:
https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur

Fotos: Hélio Costa ( Febtur- João Pessoa )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *