PF deflagra Operação Payload em Santarém para combater abuso sexual infantil na internet

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Payload, com o objetivo de reprimir crimes relacionados ao armazenamento e à divulgação de material com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes.

A ação foi realizada em Santarém, no oeste do Pará, e resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça. A operação foi coordenada pelo Núcleo de Combate aos Crimes de Abuso Sexual Infantil Online (NCCASIO), que integra a Delegacia da PF no município.

Durante a diligência, os policiais vasculharam a residência do investigado, onde foram apreendidos equipamentos eletrônicos que passarão por perícia técnica. O material será analisado com o objetivo de coletar provas e identificar outros possíveis envolvidos na prática criminosa.

O nome da operação — Payload — faz referência a um termo da área de Tecnologia da Informação que descreve um conteúdo malicioso escondido em arquivos aparentemente inofensivos. Neste caso, o investigado atuava como funcionário de um provedor de internet, o que pode ter facilitado o acesso e a disseminação do conteúdo ilegal.

A ação reforça o compromisso das forças de segurança pública no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente no ambiente digital, onde criminosos se aproveitam do anonimato para cometer violações graves aos direitos humanos.

A Polícia Federal destaca a importância da denúncia e da conscientização da sociedade para proteger os mais vulneráveis e combater esse tipo de crime com rigor e agilidade.

O nome do suspeito, bem como o endereço da residência alvo da ação, não foram informados pela PF.

As informações são da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *