Uma ação integrada das forças de segurança que atuam na Base Fluvial Candiru, em Óbidos, oeste do Pará, na madrugada deste domingo (10), resultou na apreensão de 375 quilos de drogas,— entre maconha e cocaína, transportadas em uma embarcação clandestina. Cinco homens foram presos em flagrante, sendo dois brasileiros e três peruanos.
De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a fiscalização é constante e tem como foco coibir crimes e o transporte de cargas ilícitas nos rios paraenses. “Nossos agentes detectaram uma embarcação clandestina no estreito de Óbidos e conseguiram interceptá-la, realizando uma grande apreensão e identificando os responsáveis. Vamos continuar firmes no combate ao tráfico e a outros crimes na região”, afirmou.
A ocorrência foi registrada durante uma ronda de rotina realizada pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) e pela Polícia Militar. Os agentes avistaram, na margem oposta da Base Candiru, uma lancha sem iluminação cruzando o estreito de Óbidos. Ao perceber a aproximação da lancha blindada da polícia, a tripulação tentou fugir, mas foi interceptada.
No interior da embarcação, foram encontrados 336 tabletes de entorpecentes, totalizando 375 quilos. Também foram apreendidos a lancha de 7 metros equipada com motor de 15 HP, um motor adicional de 40 HP e 32 munições.
Todo o material e os suspeitos foram levados inicialmente para a Base Candiru e, posteriormente, encaminhados a Santarém para os procedimentos legais.
Fonte: Agência Pará