Hospital Regional leva curso de primeiros socorros para escolas em Santarém

Cerca de 15 profissionais, entre professores e funcionários de apoio de uma escola particular em Santarém, no oeste do Pará, participaram nesta terça-feira (12) da primeira etapa do “Curso de Primeiros Socorros na Infância – Protegendo Vidas desde Cedo”, promovido pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA).

O treinamento, realizado pelo setor de humanização do hospital e ministrado pelos enfermeiros Samaroni Brelaz e Gabriel Paiva, capacitou os participantes a responderem de forma rápida e eficaz a emergências comuns na infância, como engasgos, quedas, desmaios, paradas cardiorrespiratórias e convulsões, situações que podem ter desfechos graves sem atendimento imediato.

“O objetivo é preparar os professores para que saibam agir corretamente em casos de emergência. Esclarecemos todas as dúvidas, com foco na prática, para que estejam prontos a qualquer momento”, explicou Samaroni Brelaz, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do HRBA.

A professora de educação física Brenda Tayane Feitosa, uma das participantes, aprovou o curso. “Além de professora, sou mãe, e já passei por situações assim. Esse aprendizado prático ajuda a controlar o nervosismo e saber o que fazer, dando mais segurança aos alunos e a nós mesmos”, disse.

Dulcimara Viana, vice-diretora do Centro Educacional Ângelus, também destacou a importância da capacitação: “Foi um treinamento prático e realista, essencial para estarmos preparados e responder com rapidez e eficiência.”

A iniciativa está alinhada à Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais de instituições de ensino e recreação infantil. A lei surgiu após a trágica morte do garoto Lucas Begalli Zamora, vítima de asfixia em um passeio escolar, e reforça a necessidade de preparo para emergências.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto Social Mais Saúde, que administra o HRBA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Monica Bianca Barros, gerente assistencial do hospital, reforça o compromisso da unidade: “Estamos levando essa capacitação para escolas, garantindo que professores e funcionários estejam aptos a agir em emergências.”

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, localizado no bairro Diamantino, em Santarém, é referência em média e alta complexidade para 29 municípios do oeste do Pará, atendendo a uma população de cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *