A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) concederá o título de Doutor Honoris Causa in memoriam ao escritor Benedicto Monteiro, em cerimônia presidida pela reitora Aldenize Xavier, no próximo dia 25 de agosto, às 14h, na Unidade Tapajós, em Santarém.
Wanda Monteiro e Benedicto Monteiro Filho representarão a família. No dia 29, um seminário em Alenquer, cidade natal do escritor, ocorrerá na Câmara Municipal. A 28ª Feira Panamazônica do Livro homenageia Wanda Monteiro e o mestre quilombola Damasceno.
Wanda apresentará suas obras Chão de Exílio e Aquatempo no Baixo Amazonas. O centenário de Benedicto em 2024 motivou ações como a reedição de sua tetralogia amazônica (Verde Vagomundo, O Minossauro, A Terceira Margem e Aquele Um) pela Imprensa Oficial do Estado e uma exposição da Secult em Belém, que não circulou pelo interior. A Câmara de Alenquer aprovou uma moção de aplausos, e a Ufopa realizou eventos sobre sua obra.
Benedicto, advogado, político e escritor, foi defensor da democracia e dos direitos humanos, enfrentando prisão e cassação durante a ditadura militar. Sua obra, marcada por personagens como Miguel dos Santos Prazeres, reflete a Amazônia e suas lutas.
A homenagem da Ufopa, proposta pelo professor Rogerio Almeida e aprovada em 22 de agosto de 2024, reconhece sua contribuição literária e social, destacada por acadêmicos como Paulo Nunes e Franssinete Florenzano, que veem em sua obra um manifesto ecológico e universal.