PF investiga fraude milionária em contratos da merenda escolar em Marabá

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Fake Farmers, que apura um esquema de fraude em contratos da merenda escolar em Marabá, sudeste do Pará. O grupo investigado teria desviado cerca de R$ 14 milhões dos cofres públicos entre os anos de 2020 e 2024.

Segundo a PF, os contratos foram firmados entre a Secretaria Municipal de Educação de Marabá e uma cooperativa que fornecia alimentos para estudantes da rede pública. Para viabilizar o esquema, a cooperativa teria usado declarações de aptidão ao Pronaf (DAPs) emitidas de forma fraudulenta em nome de pessoas sem vínculo com a agricultura familiar. Com isso, o grupo conseguia habilitação para participar das chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), recebendo recursos de forma irregular.

Durante a operação, policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Marabá. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 13 milhões em bens dos investigados.

O material recolhido está sendo analisado e poderá reforçar as provas sobre o esquema. Os envolvidos poderão responder por estelionato qualificado, falsidade ideológica e associação criminosa.

A investigação segue em andamento.

Com informações da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *