A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou, nesta quinta-feira (28), os editais que regulamentam os Processos Seletivos 2026 (Prosel). Serão ofertadas 4.252 vagas em cursos de graduação nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia, distribuídas em 23 campi localizados em 19 municípios paraenses. Os documentos estão publicados no site www.uepa.br.
O edital 95-2025 trata do Processo Seletivo Específico para o curso de Licenciatura em Letras-Libras, em Belém, e terá as inscrições abertas de 2 a 18 de setembro pelo site prosel.uepa.br/libras2026. O curso oferece vagas para pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras, todos com ensino médio completo. A seleção ocorrerá em 19 de outubro, com prova objetiva de Libras, Língua Portuguesa e Matemática, além de uma prova discursiva.
Já o edital 96-2025 refere-se ao Processo Seletivo Específico para a Licenciatura em Música, curso ofertado em Belém, Santarém, Bragança e Marabá. As inscrições também serão realizadas de 2 a 18 de setembro, pelo endereço prosel.uepa.br/musica2026, e a avaliação dos candidatos está prevista para 21 de outubro, por meio de prova prática.
O edital 97-2025 regulamenta o Prosel 2026, que disponibiliza 3.868 vagas para candidatos que concluíram o ensino médio e participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025). As inscrições para este processo ocorrerão entre 2 e 25 de setembro, no site prosel.uepa.br/prosel2026. As provas do Enem serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, na capital paraense.
Por sua vez, o edital 99-2025 é voltado para indígenas e quilombolas que já finalizaram o ensino médio. As inscrições serão realizadas de 23 de setembro a 17 de outubro pelo link prosel.uepa.br/proselqi26, e a prova, marcada para 14 de dezembro, será composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, além de redação.
Com a publicação dos editais, a Uepa reforça seu papel como instituição pública comprometida com o desenvolvimento regional e reafirma sua missão de formar profissionais qualificados e cidadãos preparados para contribuir com o crescimento social, cultural e econômico da Amazônia.
Fonte: Agência Pará