O Sistema B, comunidade global de líderes por sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta, anuncia o Encontro+B Amazônia 2025. A sexta edição do evento será realizada nos dias 3, 4 e 5 de setembro, em Belém do Pará, e reunirá líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos sob o lema “A raiz do futuro”.

Considerado o mais transcendental do movimento global na América Latina e Caribe, o Encontro+B Amazônia será um marco no caminho rumo à COP30. Com mais de 650 inscritos e delegações de 20 países, o objetivo é mobilizar todas as pessoas envolvidas e interessadas em enfrentar os desafios mais críticos da sociedade e inspirar soluções transformadoras.
“A escolha de Belém como sede é estratégica e simbólica. A Amazônia é um território-chave para o futuro do planeta. Ao antecipar a COP30, o Sistema B Brasil reafirma a proatividade e protagonismo em impulsionar o reconhecimento de bem-estar da sociedade e do planeta, além do êxito financeiro das empresas e atua na ativação e fortalecimento das vozes, saberes e ações locais. Vamos conectar comunidades, empresas e lideranças globais em torno de soluções concretas para os desafios sociais e ambientais”, afirma Cinthia Gherardi, Co-CEO do Sistema B Brasil.
“A Natura, primeira empresa de capital aberto a obter a certificação da Empresa B, atua na Amazônia há 25 anos em uma parceria que beneficia mais de 10 mil famílias e ajuda a conservar 2.2 milhões de hectares de floresta. Estar no Encontro+B é reafirmar essa relação como prova de que a sociobioeconomia é a chave para o desenvolvimento regenerativo de pessoas, da natureza e dos negócios”, afirma Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura.
“Engajada no movimento de Empresas B desde 2020, a Gerdau, com sua participação no Encontro+B, reafirma seu compromisso centenário em contribuir para resolver os desafios da sociedade, promovendo um impacto positivo nas regiões onde está presente. Como uma empresa brasileira, a Gerdau tem a sustentabilidade no centro de sua estratégia de negócios e não poderia ficar de fora deste importante encontro, para fomentar o ecossistema de empresas com um objetivo comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo e compromisso em construir um mundo melhor”, afirma Paulo Boneff, líder global de desenvolvimento organizacional, diversidade e responsabilidade social da Gerdau.
Em termos práticos, a programação envolve experiências, workshops, painéis, arte, cultura e espaços de cocriação do qual participam representantes de todos os setores — lideranças empresariais, comunidades indígenas, governos, organizações da sociedade civil, investidores de impacto e acadêmicos.
Organizado desde 2016, o Encontro+B já passou por países como Colômbia, Chile e Argentina. Em sua última edição, em 2023, levou mais de 850 pessoas de 27 países para Monterrey, no México — incluindo representantes do B Lab global, empresas B, investidores de impacto e lideranças sociais. A edição marcou o retorno após quatro anos de pausa e renovou o compromisso do Movimento B com a ação coletiva e a regeneração.
Este ano o evento acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA) — parceira institucional e maior universidade do Brasil em número de alunos. O foco é gerar impacto global ao enviar uma mensagem potente à comunidade internacional; impacto local, ao envolver as comunidades amazônicas na cocriação do evento; e impacto nos participantes, que vivenciam uma experiência transformadora, orientada por conexões reais, inspiração e engajamento com soluções de triplo impacto.
O Nodo de Inovação Econômica participa como patrocinador Ouro, impulsionando e dando visibilidade à urgência de propiciar espaços de encontro para o aprendizado conjunto para a ação e de propiciar alianças entre a educação, as empresas, o setor público e social. O projeto tem como sócios fundadores o International Development Research Centre (IDRC) e o Sistema B Uruguai (SBU).
Já estão confirmadas delegações de 14 países, com representantes de empresas, sociedade civil e governo. Serão 3 dias de atividades, incluindo plenárias, sessões simultâneas, rodas de conversa, cultura amazônica e uma imersão no território no Dia da Amazônia.
“Acreditamos que a incorporação do compromisso com o meio ambiente da América Latina nos principais debates nos permite tornar visíveis e promover soluções que já estão produzindo resultados nas comunidades locais”, diz Joaquín Basanta, da Agro Sustentable.
No dia 3 de setembro, a programação terá como tema “Amazônia elevando o nível”, com a ancestralidade como inspiração para negócios, comunidade do cuidado e evolução dos padrões empresariais. Haverá sessões simultâneas sobre justiça, diversidade, direitos humanos, clima, propósito, trabalho justo, gestão ambiental e ação coletiva.
No dia 4 de setembro, a pauta será “Ação coletiva – uma mensagem para o mundo”, com casos de Empresas B, ações de restauração, inteligência artificial e Amazônia, além de sessões sobre ações coletivas, finanças sustentáveis e legado para a COP30.
No dia 5 de setembro, será celebrado o Dia da Amazônia com experiências imersivas na cidade para viver a Amazônia na Amazônia.
Entre os palestrantes confirmados para o evento estão Gonzalo Muñoz, Embaixador de Ação Climática da ONU na COP25 e cofundador do Sistema B; Jay Coen Gilbert, cofundador do B Lab (internacional); Pedro Tarak, cofundador do Sistema B; e Ursula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará (governo).
“O Encontro+B Amazônia 2025 reúne conhecimento ancestral e inovação empresarial, o global e o local. Será um catalisador de alianças que podem transformar a maneira como fazemos negócios e cuidamos do planeta”, finaliza Jéssica Silva, Co-CEO do Sistema B Brasil.
Serviço
Encontro+B Amazônia 2025
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2025
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém, Pará, Brasil
Ingressos: no site do evento: www.encontrob.com
Informações: encuentrob@sistemab.org