Operação Saldo Devedor 2 prende oito suspeitos ligados a organização criminosa nacional; suspeitos em Santarém foram alvos da ação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA) prendeu oito pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa de atuação nacional. As prisões ocorreram durante a operação Saldo Devedor 2, deflagrada na quarta e quinta-feira (3 e 4) em municípios do Pará, além de cidades em Goiás e Santa Catarina. Em Santarém, no oeste do Pará, algumas pessoas foram alvos da ação policial.

De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam como tesoureiros da facção criminosa, sendo responsáveis pela movimentação financeira oriunda do tráfico de drogas, extorsões e até homicídios contra agentes da segurança pública.

Os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém e cumpridos em Belém, Curuçá, Igarapé-Açu, Santarém, Prainha, Portel (PA), Camboriú (SC) e Goiânia (GO).

Durante as buscas em Igarapé-Açu, policiais apreenderam 267 gramas de cocaína, 1,5 quilo de maconha, nove munições calibre 38, além de dinheiro, balanças de precisão e materiais para embalar drogas. O alvo da ação acabou preso também em flagrante. Situação semelhante ocorreu em Camboriú, onde foram encontrados 35,6 quilos de maconha em uma residência, o que levou à prisão em flagrante do investigado, além do cumprimento do mandado judicial.

Esta foi a segunda etapa da operação. Na primeira fase, realizada em 4 de dezembro de 2024, já haviam sido cumpridos 37 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra suspeitos que desempenhavam a mesma função na facção criminosa.

A FICCO/PA é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Pará (PCPA) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), com foco no enfrentamento ao crime organizado no estado. Nesta segunda fase da operação, também deram apoio a Polícia Militar do Pará e as Polícias Civis de Goiás e Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *