Iniciam nesta terça-feira (23), na Universidade do Estado do Pará (Uepa), as inscrições para o Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas da Universidade do Pará. As inscrições seguem até o dia 17 de outubro pelo link prosel.uepa.br/proselqi26.
Regido pelo edital 99-2025, disponível no site www.uepa.br, a seleção é voltada para indígenas e quilombolas que já finalizaram o Ensino Médio. No ato da inscrição, os candidatos precisam apresentar documento comprobatório de identidade étnica indígena ou declaração de pertencimento à comunidade quilombola.
Para esta seleção, os candidatos irão realizar a prova específica, marcada para 14 de dezembro, que será composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, além de redação.
São ofertadas 208 vagas, sendo uma vaga para indígenas e uma vaga para quilombolas, em cada um dos 104 cursos ofertados pela Uepa em Belém e em mais 18 municípios do Pará. Este é o segundo ano que a Uepa realiza o processo seletivo específico para indígenas e quilombolas, como parte da política de inclusão para que candidatos, que não participem do Enem, possam ter acesso ao nível superior.
Prosel 2026
O Processo Seletivo (Prosel) 2026 da Uepa, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (2025), segue com inscrições abertas para os candidatos interessados em participar do certamente até a próxima quinta-feira, 25. As inscrições podem ser feitas pelo link https://prosel.uepa.br/prosel2026/.
Para esta seleção, são ofertadas 3.868 vagas em quase cem cursos de graduação, ofertados em cinco campi da capital, Belém, e em mais 18 municípios do Pará, onde a Uepa possui campus.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro e nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, na capital paraense.