Queda de avião no Pantanal mata renomado arquiteto chinês e cineastas brasileiros

Um dos mais influentes arquitetos do mundo, o chinês Kongjian Yu, e três brasileiros, incluindo dois importantes nomes do audiovisual, morreram na queda de um avião de pequeno porte na região do Pantanal sul-mato-grossense, na noite desta terça-feira (23). A tragédia aconteceu na zona rural de Aquidauana, em uma fazenda conhecida por ter sido cenário da novela Pantanal, da TV Globo.

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades.

Entre as vítimas está o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado uma das maiores autoridades mundiais em urbanismo sustentável. Ele era professor da Universidade de Pequim, fundador do prestigiado escritório Turenscape e conselheiro do governo chinês. Yu ficou conhecido por seu conceito inovador de “cidades-esponja”, que integram soluções baseadas na natureza para lidar com o excesso de água nas áreas urbanas, modelo já adotado em mais de 70 cidades da China.

Yu estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura e seguiria em missão ao Pantanal para conhecer a região. Formado na Universidade Florestal de Pequim e doutor pela Universidade Harvard, o arquiteto liderava projetos premiados internacionalmente que propõem um novo paradigma para o urbanismo frente às mudanças climáticas.

Além dele, também estavam a bordo o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, e dois destacados profissionais do audiovisual brasileiro:

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, diretor e documentarista com vasta experiência na produção de séries documentais de alcance internacional. Dirigiu produções para HBO, Shahid (maior grupo de mídia do mundo árabe) e Arte1, incluindo a série Dossiê Chapecó e o documentário Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza.

Rubens Crispim Jr., também diretor e documentarista, com uma trajetória marcada pela atuação independente e trabalhos para canais como Discovery Channel, National Geographic, TV Cultura, Arte1 e TV Globo. Rubens foi vencedor do reality Projeto 48 do canal TNT em 2006 e fundou a produtora Poseídos, com quase 20 anos de atuação. Desde 2021, era responsável pela produção audiovisual das exposições da Pinacoteca de São Paulo.

As quatro vítimas foram identificadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. A tragédia comoveu tanto o setor cultural quanto o mundo da arquitetura, que perdem figuras de grande relevância e impacto global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *