Ciência e comunidades se encontram em Santarém para discutir sementes e restauração florestal

No próximo dia 10 de outubro, o Amazônia Vox realiza, com apoio do Pulitzer Center, o painel “Sementes do futuro: inteligência artificial a serviço da restauração amazônica”, em Santarém (PA). O encontro acontece às 10h, no Núcleo Tecnológico de Bioativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), localizado na Av. Vera Paz s/n, em frente ao Restaurante Universitário.

O evento terá entrada franca, sem necessidade de inscrições prévias, sujeita à lotação do espaço, e dará sequência de uma reportagem especial que investiga como a inovação científica pode apoiar a restauração da floresta amazônica após as secas históricas de 2023 e 2024.

O projeto acompanha a pesquisa da engenheira florestal Lydiane Bastos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que utiliza inteligência artificial, scanner e raio-X para prever rapidamente a viabilidade de sementes nativas. A iniciativa estimula tanto o avanço da restauração florestal quanto a geração de renda de comunidades coletoras.

O painel contará com a presença da própria pesquisadora, além de Delcino Batista e José Viana, coletores de sementes da comunidade Pedreira, na Floresta Nacional do Tapajós, e da engenheira florestal Jéssica Anastácia, da Embrapa Belterra. A mediação será feita pela jornalista Isabelle Maciel, cofundadora e editora-chefe do Tapajós de Fato.

Mais do que um espaço de debate, o objetivo é valorizar a ciência produzida na Amazônia, aproximar pesquisadores, estudantes e comunidades, e reforçar a importância da restauração como resposta urgente às mudanças climáticas e aos impactos da degradação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *