Vice-prefeita de Marituba é exonerada após ser alvo de operação da Polícia Federal que investiga desvio de R$ 200 milhões

A vice-prefeita e secretária de Educação de Marituba, Bárbara Bessa Marques (MDB), foi exonerada do cargo de secretária municipal poucas horas depois de ser alvo da segunda fase da Operação “Expertise”, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (9). O decreto de exoneração, assinado pela prefeita Patrícia Alencar (MDB), foi publicado no site oficial da prefeitura.

A nova fase da operação investiga um suposto esquema de fraudes em licitações, desvios de recursos públicos das áreas de saúde e educação, corrupção e lavagem de dinheiro, que pode ter movimentado cerca de R$ 200 milhões.

De acordo com a PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, além de medidas como bloqueio de bens, quebras de sigilo e afastamentos cautelares de servidores e gestores.

Fontes ligadas à Prefeitura de Marituba confirmaram que um dos mandados de busca foi cumprido na residência da vice-prefeita, mas negaram que ela tenha sido presa. Em nota, o município informou que está colaborando com as investigações e que adotou “todas as medidas administrativas necessárias para garantir a transparência”.

A exoneração publicada nesta quinta-feira afeta apenas o cargo de secretária municipal de Educação. O mandato de vice-prefeita continua em vigor, já que não pode ser encerrado por ato administrativo.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam entregas de dinheiro em espécie a agentes públicos, direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e execuções simuladas de contratos, com saques imediatos após repasses financeiros — práticas que teriam ocorrido em órgãos estaduais e municipais do Pará.

Todo o material apreendido será encaminhado para análise pericial e processual, com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).

A Operação “Expertise” segue em andamento e busca aprofundar o rastreamento dos recursos desviados e a identificação de todos os envolvidos no esquema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *