Estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e fizeram ou ainda vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer ano entre 2022 e 2025, têm a oportunidade de ingressar no ensino superior. A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Regular Unificado 2026 (PSR/2026), que oferece 2.014 vagas em 59 cursos de graduação, distribuídos entre os campi de Santarém, Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Alenquer e Rurópolis. Na oferta, 14 novos cursos, entre eles Jornalismo e Turismo. Os candidatos terão a chance de escolher ainda entre Medicina, Direito, Engenharia de Produção, entre outros, na sede em Santarém e nos oito campi instalados em cidades da região Oeste do Pará.
Mateus Castro Vieira, 17, está concluindo o Ensino Médio na Escola Ezeriel Mônico de Matos (EEEFM) e é um dos que está se esforçando nos estudos preparatórios para o Enem. Ele acredita que a universidade é o único caminho para um futuro promissor. “É a nossa porta de entrada no mercado de trabalho.”
As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas exclusivamente pela internet no período de 16 de outubro de 2025 a 16 de janeiro de 2026, na página de inscrição: https://psr2026.ufopa.edu.br/
Confira aqui o edital de seleção.
Sobre as vagas e os cursos – Do total de vagas, 1.332 são para os cursos da sede em Santarém e 682 para os cursos dos demais campi. A Ufopa reservará, neste processo seletivo, no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de vagas de cada município/curso para o sistema de ingresso por cotas sociais. A oferta abrange uma ampla gama de áreas do conhecimento, incluindo:
Engenharias: Civil, Produção, Minas, Mecânica, Sanitária e Ambiental, entre outras.
Licenciaturas: Matemática, Física, Química, Letras, Pedagogia, História, Geografia, Ciências Biológicas.
Bacharelados: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Medicina, Farmácia, Turismo, Ciência da Computação, Agronomia, Zootecnia.
Cursos Interdisciplinares: Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, Ciências Agrárias.
Como funciona a seleção – A seleção será feita utilizando a maior nota obtida pelo candidato em uma das edições do Enem entre 2022 e 2025. A nota final é calculada pela média aritmética das cinco provas. Um grande diferencial deste processo é o bônus de 20% concedido sobre essa média para os estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas localizadas em qualquer um dos 21 municípios de abrangência da Ufopa, como Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.
“Este ano o processo seletivo mantém a bonificação regional que é um acréscimo de 20% na nota dos alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio na região de abrangência da Ufopa, além de ofertar 14 novos cursos, sendo oito nos campi regionais e seis em Santarém. Também atendemos a lei de cotas, e teremos procedimentos adicionais como perícia médica e heteroidentificação para cotas específicas”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proen) Carla Marina Paxiúba.
Sistema de cotas – Serão reservadas 50% das vagas para o sistema de cotas, destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recortes de renda familiar, e para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).
Calendário
- Inscrições: 16/10/2025 a 16/01/2026
- 1ª Chamada: 21/01/2026
- Período de Habilitação: 26/01 a 04/02/2026
- Início das Aulas: 04/03/2026
Por que fazer parte da Ufopa? A Ufopa é uma instituição jovem e inovadora, com forte inserção regional na Amazônia. Seus cursos são criados para dialogar com as potencialidades e desafios da região, oferecendo formação de qualidade e oportunidades únicas de aprendizado e pesquisa. Estudar na Ufopa é investir em um futuro promissor em uma universidade pública, gratuita e de excelência.
O estudante do segundo semestre do curso de Zootecnia (Ibef), João Carlos Batista Pereira, 19 anos, confirma isso. Ele se mudou de Oriximiná para Santarém para “realizar um sonho”. Formado em Técnico em Agropecuária pela Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), despertou logo cedo o interesse pelo cuidado com os animais, por isso optou pela Zootecnia na Ufopa, mesmo tendo sido aprovado em Medicina Veterinária. No intervalo de uma de suas aulas, ele contou que está gostando muito do curso. Para ele, “a Ufopa é uma instituição diferenciada, que nos ajuda a caminhar de uma forma contínua nos conteúdos gerais de zootecnia. A gente tem um conteúdo básico de Química Geral, Física, e esses conhecimentos são importantes para termos, no futuro, uma formação completa.” Encerrou afirmando que vale a pena chegar à universidade: “A universidade é um caminho fundamental para a gente chegar a um sonho, ter um futuro, construir uma vida.”
Para quem ainda vai chegar – Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos (EEEFM), Ketlen Cardoso, 17, está ansiosa para ingressar no ensino superior. Vai prestar a prova do Enem pela primeira vez e está confiante: “Eu tenho fé que vai dar tudo certo.” Ela aproveita para convidar os colegas: “Meu convite é que todos façam o Enem para entrar na Ufopa.”
Ao contrário da colega de sala, Guilherme Corrêa dos Santos, 17, já prestou o Enem para conhecer o processo. Hoje, ele divide suas horas entre estudo e trabalho e está se esforçando porque, segundo ele, “é na Ufopa que quero estudar”. Tomou a decisão no dia em que conheceu o campus, durante uma excursão escolar. “Eu foquei no Enem, estou dando tudo de mim nos estudos porque eu trabalho e estudo, então preciso focar.” Para ele, a universidade é uma grande oportunidade para melhorar de vida. Finaliza dizendo que, antes de conhecer a Ufopa, acreditava que todas as universidades eram pagas e, com isso, seria mais difícil acessá-las. “Quando eu soube que, se tivesse uma boa nota no Enem, poderia ir para uma universidade pública, fiquei muito feliz.”
Fique atento – Os candidatos são responsáveis por acompanhar todos os prazos e divulgações no site oficial do processo seletivo:
Fonte: Ascom Ufopa