A organização Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública e no uso da Lei de
Acesso à Informação (LAI), realiza nesta terça-feira (21), em Santarém, no oeste do Pará, uma oficina gratuita que promete transformar cidadãos em fiscais do clima. A iniciativa vai mostrar de forma prática como usar a Lei de Acesso à Informação para solicitar dados de órgãos públicos e acompanhar de perto políticas e gastos relacionados ao meio ambiente. O encontro acontece a partir das 14h, no Laboratório de Informática (Labin 03) do Campus Rondon da UFOPA.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando este link: https://forms.gle/WjYw7WArZz67wFdV9
A oficina faz parte do projeto Fiscais do Clima, Transparência no Financiamento Climático, que visa fortalecer o controle social sobre a aplicação de recursos públicos na agenda ambiental, especialmente em regiões mais vulneráveis como o Norte e o Nordeste do país. Participantes aprenderão a monitorar investimentos, exigir prestação de contas e transformar a transparência em uma ferramenta de ação comunitária.
“A LAI é uma das principais ferramentas de transparência no Brasil. Queremos mostrar que ela pode — e deve, ser usada também para fiscalizar a agenda climática e garantir que os recursos públicos sejam aplicados corretamente”, explica a equipe do projeto.
Fundada em 2018, a Fiquem Sabendo é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ampliar o acesso à informação pública no país. Além de abrir dados inéditos sobre políticas ambientais, a entidade promove oficinas e formações que capacitam cidadãos a exigir transparência e participar ativamente do controle social.
Serviço:
Data: 21 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: UFOPA – Campus Rondon (ICED, Labin 03)
Gratuito e aberto ao público