Inauguração da Nova Tamandaré e do Terminal Fluvial impulsiona turismo e desenvolvimento urbano em Belém

Belém ganhou nesta segunda-feira (03) dois novos espaços de lazer, turismo e mobilidade: o Parque Linear da Nova Tamandaré e o Terminal Fluvial Turístico da Tamandaré, ambos localizados no bairro da Cidade Velha. As obras integram o projeto de requalificação urbana promovido pelo Governo do Pará, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e somam um investimento total de R$ 154 milhões.

O Parque Linear da Nova Tamandaré ocupa nove quadras e oferece uma estrutura completa para o lazer e convivência da população. São oito quiosques, áreas contemplativas, ciclovia, playground, espaço pet, academia ao ar livre e a urbanização de duas praças. O novo espaço revitaliza uma das áreas históricas da capital e proporciona mais qualidade de vida aos moradores e visitantes.

Anexo ao parque, o Terminal Fluvial Turístico da Tamandaré, localizado no fim da Rua Doutor Assis, reforça o compromisso do Estado com a mobilidade integrada e o turismo sustentável. Com 1.300 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, o terminal tem capacidade para atender até 500 passageiros por dia. A estrutura conta com área coberta de embarque e desembarque, mirante, restaurante, 12 salas administrativas, sistema de energia solar, câmeras de monitoramento e acesso facilitado por rampa metálica, flutuantes e passarela.

O novo terminal substituirá os embarques que antes eram realizados no Ver-o-Peso, facilitando o transporte de passageiros com destino a regiões como Barcarena e outras ilhas próximas. As obras fazem parte do legado estrutural deixado pela COP 30, que ocorrerá em Belém neste mês de novembro, consolidando mais um marco na modernização da infraestrutura urbana da capital paraense e ampliando o acesso da população a espaços públicos, transporte eficiente e turismo fluvial amazônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *