O deputado estadual Fábio Figueiras (PSB) denunciou, no último sábado (16), ter sido alvo de um ataque cibernético em sua conta no Instagram, realizado por meio de bots que passaram a direcionar milhares de seguidores falsos para o seu perfil. Segundo ele, a ação teve como objetivo provocar a queda da página ao gerar um crescimento fora do padrão, o que acionaria os mecanismos automáticos de segurança da plataforma.
De acordo com o parlamentar, o episódio ocorreu na noite de sexta-feira, período em que normalmente equipes que fazem sua comunicação estão fora do expediente. “Sofri um ataque cibernético ontem no meu Instagram. Um robô começou a direcionar milhares de seguidores para a minha página”, relatou. Ele afirmou que todos os seguidores anteriores foram conquistados de forma orgânica e que a chegada repentina de perfis falsos poderia resultar na suspensão da conta.
Figueiras explicou que percebeu a movimentação em tempo real. “Assim que identifiquei o ataque, fechei o meu perfil para privado”, disse. Mesmo com a reação rápida, o deputado contabilizou 1.600 seguidores falsos adicionados e, após o bloqueio, ainda havia mais 990 solicitações, todas suspeitas. Ele afirma que os responsáveis só cessaram o ataque quando perceberam que o perfil estava fechado.
Contexto político acirrado em Ananindeua
A denúncia ocorre em meio a um ambiente político tenso dentro do próprio PSB. Fábio Figueiras é hoje um dos críticos mais contundentes da gestão do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, também filiado ao PSB, mesmo partido do deputado, e que já se movimenta para disputar o Governo do Pará em 2026 e quer o apoio total do PSB para isso.
As críticas constantes do deputado à administração municipal, especialmente em temas como licitações, contratos públicos e serviços urbanos inacabados, têm ampliado o atrito dentro do partido.
O episódio do suposto ataque cibernético ocorre justamente em um momento em que as redes sociais se tornaram um dos principais campos de disputa política.
Risco crescente de ataques digitais na eleição de 2026
Especialistas em segurança da informação alertam que ataques com aumento artificial de seguidores, comentários ou denúncias automatizadas têm sido usados para derrubar perfis, manipular algoritmos e atrapalhar a comunicação de figuras públicas. A prática deve se intensificar com a proximidade das eleições de 2026.
Para órgãos como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as forças policiais, o desafio será crescente: identificar a origem desses ataques, rastrear responsáveis e punir possíveis crimes eleitorais ou cibernéticos.
A denúncia de Fábio Figueiras reforça a preocupação de que perfis de autoridades, pré-candidatos e comunicadores se tornem alvos frequentes de ações coordenadas que buscam fragilizar a presença digital de adversários políticos.

