Ualame Machado deixa a Segurança Pública e assume a Saúde em reforma do governo Helder Barbalho

O governador do Pará, Helder Barbalho, promoveu uma ampla reformulação na estrutura do Governo do Estado e transferiu Ualame Fialho Machado do comando da Segurança Pública para a Secretaria de Estado de Saúde Pública. A mudança, oficializada por meio de decretos publicados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (12), inclui exonerações e nomeações em cargos estratégicos das áreas de segurança e saúde.

A principal mudança ocorre na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Ualame Fialho Machado foi exonerado do cargo de secretário da pasta, encerrando um ciclo à frente da área responsável pelo policiamento, combate à criminalidade e coordenação das forças de segurança no Pará. Junto com ele, também foram exonerados Ed-Lin Anselmo de Lima, que ocupava a Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, e Paulo Roberto dos Santos Lima, secretário adjunto de Gestão Administrativa.

Na mesma edição do DOE, o governador nomeou Ed-Lin Anselmo de Lima como novo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, promovendo uma mudança interna na condução da pasta. Para a Secretaria Adjunta de Gestão Operacional foi nomeado Tarcísio Morais da Costa, enquanto Renan Henrique Nabor de Oliveira passa a responder pela Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa da Segup. As nomeações indicam uma reorganização administrativa com foco na continuidade das ações e no fortalecimento da gestão operacional.

Outra área que passou por mudanças profundas foi a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ivete Gadelha Vaz foi exonerada do cargo de secretária de Saúde, assim como Edney Mendes Pereira, que atuava como secretário adjunto de Gestão Administrativa, e Heloisa Maria Melo e Silva Guimarães, secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde. As exonerações marcam uma virada na condução da política estadual de saúde.

Para o comando da Sespa, Helder Barbalho nomeou Ualame Fialho Machado, que deixa a Segurança Pública para assumir o desafio da área da saúde. Paulo Roberto dos Santos Lima foi nomeado secretário adjunto de Gestão Administrativa, enquanto Fagnei Ivison Correa Carvalho assume a Secretaria Adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, completando a nova equipe que passa a responder pela formulação e execução das ações do setor.

Além das mudanças nas secretarias, dois nomes exonerados da Sespa foram realocados para o Núcleo de Ações Estratégicas do Governo do Estado. Ivete Gadelha Vaz e Heloisa Maria Melo e Silva Guimarães foram nomeadas para exercer o cargo de Coordenador de Núcleo, reforçando a estrutura estratégica do Executivo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *